Reconheça a força feminina na 2ª Semana Inezita Barroso!

De 1º a 8 de março, Itaporanga celebra a história e a força das mulheres da Paulistânia com a 2ª Semana Inezita Barroso. O evento, idealizado pela artista plástica Adriana Padilha e pelo músico Ramiro Vióla, convida a comunidade a mergulhar em um universo de histórias e conquistas femininas.

Homenagem à Dama do Folclore

A Semana Inezita Barroso presta tributo à cantora e apresentadora Inezita Barroso, a eterna “dama do folclore brasileiro”. Mais do que uma artista talentosa, Inezita era uma defensora ferrenha das tradições paulistas e da cultura caipira.

Celebrando a luta por igualdade

Com oficinas, apresentações musicais e outras atividades, a Semana Inezita Barroso vai além da homenagem à Inezita Barroso. O evento busca resgatar e dar visibilidade às histórias de mulheres que marcaram a Paulistânia em diversas áreas, desde a política e economia até a arte e cultura.

Unidos pela cultura e tradição

Adriana Padilha, idealizadora do Ponto de Cultura Angelino de Oliveira, explica que a Semana Inezita Barroso é uma oportunidade para celebrar a força feminina e reconhecer a importância das mulheres na construção da história da Paulistânia. Ramiro Vióla, músico e estudioso da cultura caipira, complementa: “a Semana Inezita Barroso é um momento de destacar mulheres que lutaram e continuam lutando por seus direitos”.

Participe da Semana Inezita Barroso!

A programação completa da Semana Inezita Barroso está disponível nas redes sociais do Ponto de Cultura Angelino de Oliveira e do Museu da Paulistânia Prof. João Castilho. Participe e inspire-se com as histórias de mulheres que transformam a Paulistânia!

Serviço:

2ª Semana Inezita Barroso – Reconhecendo a Importância das Mulheres na História da Paulistânia

Data: 1º a 8 de março de 2024

Local: Ponto de Cultura Angelino de Oliveira e Museu da Paulistânia Prof. João Castilho

Programação:

“2° Semana Inezita Barroso: Reconhecendo a Importância das Mulheres na História da Paulistânia”
Adriana de Jesus Padilha, natural de Riversul, SP. Artista plástica, atua no desenho, pintura e escultura. Gerencia o empreendimento “A OMãe”- Artes e Cultura. Fundadora do Ponto de Cultura Angelino de Oliveira, no município de Itaporanga-SP, cidade onde reside desde a infância. Idealizadora das atividades: “Semana Inezita Barroso”, e “Semana Angelino de Oliveira” realizada pelo Ponto de Cultura Angelino de Oliveira. Membro Correspondente pela Academia Botucatuense de Letras, sócia-fundadora e diretora-curadora no Museu Histórico, Cultural e Genealógico da Paulistânia Professor João Castilho.

 

 

Mestre da Cultura Popular – “Ramiro Vióla”, reside na cidade de Botucatu. Ele é músico, cantor, violeiro e compositor, membro efetivo da Academia Botucatuense de Letras, ocupa a Cadeira 35 com o patrono Angelino de Oliveira. Sua paixão pela música caipira raiz o levou a se destacar como arranjador, pesquisador e colecionador musical, sendo reconhecido como um sertanejo de raiz e radialista. Ramiro também atuou como produtor de eventos e foi diretor artístico de programas sertanejos de TV pelo SBT, alcançando recordes notáveis no Centro Oeste Paulista entre 2000 e 2006. Em seu estúdio tem acervos que contam a história da Paulistânia, entre outras inúmeras atividades culturais em defesa a história da cultura caipira raiz brasileira.

Live: Conversas de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – Mulheres que expressam poesia e embelezam Itaporanga-SP com suas cores e talento
Instagram: @arteseculturaaomae, dia 01/03/2023 às 14h
Maria José de Lara, itaporanguense que reside em São Paulo, mas que sempre retorna às suas raízes para se energizar. Mãe de 3 filhos e 5 netos maravilhosos, ela tem um desejo incontrolável de aprender e viver plenamente. Além disso, Maria José faz pinturas em telas com a temática de paisagens e casarões, e também escreve contos e poesias.

 

 

 

Nazira Abdala de Lara, nascida em Riversul, é filha de Antonio Abdala, conhecido como “o turco”, e Filomena Cardoso. Sua vida foi marcada por simplicidade e dificuldades, crescendo em uma casa com mais quatro irmãos. Após viver em Itaporanga, onde estudou, casou-se e teve cinco filhos, 12 netos e 12 bisnetos, trabalhou como caixa executiva na Caixa Econômica Estadual. Mesmo aos 96 anos, surpreende a todos com sua memória excepcional. Sempre apreciou recitar poesias e teve a oportunidade de fazê-lo durante a ordenação do Frei Arnaldo e sua primeira missa em Itaporanga, participando da festa comemorativa por ser amiga da família.

 

 

Live: Conversas de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – A beleza interior da mulher indígena irradia autenticidade e força
Instagram: @arteseculturaaomae, dia 02/03/2023 às 15h30
Rosa Marcolino da Silva Xarim – Aldeia Tekoá-Porã, município de Itaporanga-SP. Indígena da etnia Tupi-Guarani, superou uma infância marcada por dificuldades, enfrentou desafios, tornou-se uma dedicada professora de filosofia, geografia, história e artes. Demonstra resiliência e compromisso com a educação de sua comunidade. Sua história é um testemunho inspirador da força e determinação das mulheres indígenas.

 

 

 

Live: Conversas de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – Entrelaçando passado, presente e futuro com a força da mulher.
Instagram, @arteseculturaaomae, dia 02/03/2024 às 17h
Cristiane Ferreira da Silva Ezaú – Aldeia Txondaro Tekoá Mbaé, no município de Barão de Antonina -SP. Indígena tupi-guarani, nasceu em Santa Amélia, Paraná, e hoje oferece aulas na aldeia onde reside, compartilhando conhecimentos e experiências com as novas gerações. Sua trajetória reflete o compromisso com a educação em suas comunidades e a valorização das tradições ancestrais tupi-guarani.

 

 

Live: Conversas de mulher para mulher: Semeando Histórias, cultivando culltura
Instagram, @arteseculturaaomae, dia 02/04/2024 às 17h
Iracema da Silva Lima é tupi-guarani, reside na aldeia Txondaro Tekoa Mbaé, onde defende ativamente os saberes e a cultura indígena. Além de produzir artesanato indígena, ela desempenha o papel de agente de saúde em sua comunidade. Sua atuação abrange a promoção e preservação da rica herança cultural do povo Tupi Guarani.

 

 

 

Live: Conversas de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – A força da mulher que floresce na cultura.
Instagram: @arteseculturaaomae, dia 02/03/2024, às 10h
Marta Figueiredo Furtado, reside no município de Barão de Antonina, teve uma infância feliz com seus pais e seus seis irmãos, no município de Salto do Itararé. Durante a juventude, concluiu seus estudos em Contabilidade e se envolveu em grupos de jovens, sempre ligada à música. Em 1991, conheceu seu marido, Celso Furtado, tornando-se também musicista e compositora. Desde 1995, reside em Barão de Antonina, onde se sente acolhida. Agradece por estar sempre aprendendo algo novo e expressa sua gratidão a Deus.

 

 

 

 

 

Live: Conversa de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – Mulheres que se destacam
Instagram: @arteseculturaaomae, dia 03/03/2024 às 16h
Carmem Lúcia da Silva nasceu em Bofete, SP, e reside em Botucatu. Realizou estudos básicos na Escola Estadual Anselmo Bertoncini e cursou Letras e Pedagogia na UNIFAC, em Botucatu, e Psicopedagogia na Uni Sant Anna, em São Paulo. Carmem é membro efetivo da Academia Botucatuense de Letras desde 17/08/2007, ocupando a Cadeira 13, cujo Patrono é Machado de Assis. Além disso, é autora de vários livros e organizou diversas obras relacionadas à educação e literatura local.

 

 

 

Live: Conversa de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – A força da mulher mineira virtuosa
Instagram @arteseculturaaomae, dia 04/03/2024, às 17h
Sandra Luiza da Cruz de Carvalho, mineira e evangélica, atua como missionária e empreendedora da área da beleza em Itaporanga/SP, levando a mensagem de Jesus às pessoas. Suas experiências em família e fé são evidentes em seu papel como mãe e esposa. Além disso, exerce a função de consultora de beleza, atendendo clientes dentro e fora do estado de São Paulo, buscando não apenas levar beleza e alegria, mas também compartilhar sua fé durante esses momentos.

 

 

Live: Conversas de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – A história da mulher que se escreve na Paulistânia.
Instagram, @arteseculturaaomae, dia 04/03/2024 às 20h30
Sandra Cristina Peripato, jornalista residente no município de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, é reconhecida no meio artístico como Caipirinha do Arraiá. Sua paixão pela cultura caipira brasileira remonta à infância e se reflete em seu profundo conhecimento da carreira de Inezita Barroso, a qual acompanhou através do programa Viola, Minha Viola.

 

 

 

Live: Conversas de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – Inezita Barroso e sua trajetória
Instagram: @arteseculturaaomae, dia 04/03/2024, às 19h
Paula Leme Maia, nascida em São Paulo e atualmente residente em Cabreúva, SP, é terapeuta e psicanalista, idealizadora do curso de autoconhecimento O PORTAL, mãe de um casal de gêmeos e casada há quase trinta anos. Como idealizadora do curso “O PORTAL”, ela visa o empoderamento individual e a conquista de autonomia emocional. Neta da renomada Ignês Magdalena Aranha de Lima – Inezita Barroso, conhecida como a dama do folclore brasileiro.

 

 

Live: Conversas de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – Deixando um legado de empoderamento e liderança
Instagram: @arteseculturaaomae, dia 05/03/2024 às 15h
Adriana Duch Machado, mãe, esposa, cidadã itapevense, Coronel da Polícia Militar, Mestre e Doutora em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo, exerceu por 32 anos a nobre missão de preservar vidas e fazer cumprir as leis de um jeito forte, sério e técnico, contudo seu olhar feminino a diferenciou, pois sempre buscou o cuidado e atenção ao ser humano.

 

 

 

Live: Conversas de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – Ecoando a força e resiliência das mulheres
Instagram, @arteseculturaaomae, Dia 05/03/2024 às 20h
Isabel Regina dos Reis, nascida em Itapeva-SP. Atua com mais de 27 anos de serviço público na Justiça do Trabalho em Itapeva, Isabel é uma mulher dedicada à educação continuada, cursando pós-graduação em conciliação e mediação de conflitos e guia de turismo. Atua como presidente do IHGGI (Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapeva), uma entusiasta pela preservação da história ferroviária da cidade, buscando despertar o interesse da sociedade para proteger os patrimônios históricos locais e cultivar a memória do povo de Itapeva para as futuras gerações.

 

 

 

Live: Conversas de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – celebrando a trajetória de mulheres que transformam o mundo
Data 06/03/2024 às 18h
Silvia Pereira nasceu em Avaré (SP). É professora, pedagoga, poeta, especialista em Neuropsicologia, membro efetivo pela ABL e correspondente pela AJLetras. Atualmente leciona na Prefeitura de Botucatu e ministra cursos on-line.
Publicou Poesia na escola ( Ed. Verso e prosa) , Conversas com o Travesseiro e Leveza da alma (Recanto das Letras), O prosaico e o insólito (Verso e Prosa), Poesia – Vício do bem e DIVIN’IDADE ( ed. INDE), entre outros.

 

 

 

Live: Conversa de mulher para mulher – Um coro de histórias que inspiram e transformam
Instagram: @arteseculturaaomae, dia 06/03/2024 às 20h
Carolina Klocker (Itararé, 1986). É arquiteta-urbanista e sócia-fundadora da associação Cânions Paulistas, onde atua como coordenadora de projetos socioambientais e culturais desde 2021. Responsável técnica pelo planejamento participativo em aldeias, quilombos e assentamentos no sudoeste paulista. É curadora da exposição itinerante “Patrimônio Cultural é Turismo”. Idealizadora do Plano de Preservação do Parque Ferroviário de Itararé.

 

 

 

Live: Conversas de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – Sua voz importa
Instagram: @arteseculturaaomae, dia 06/03/2024 às 16h
Nálim Abdallah Cimatti e Silva, natural de Itaporanga e residente em São Paulo. Formada em Direito, pós- graduação em Psicologia Transpessoal. Atua como terapeuta naturalista e professora de Danças Árabes, estudou com renomadas bailarinas brasileiras e internacionais. Criadora do Dança do Coração, que combina dança com práticas terapêuticas diversas.

 

 

 

Oficina DÉCOUPAGE REALISTA – Dia 07/03/2024, das 14h30 às 17h30, valor R$ 50,00
Oficina “DIA DA MULHER” – Arte com fotografia, dia 08/03/2024, das 14h às 17h, valor R$ 50,00
Oficina: CALENDÁRIO ARTESANAL – Dia 07/03/2024, às 19h, valor R$ 50,00. inscrições e informações: (15) 99699-6237. Esther Nehring – Artista Plástica e Designer, nasceu no município de Curitiba-PR, atualmente reside em Balneário Camboriú, litoral norte do estado de Santa Catarina. Ester ministra suas aulas trabalhando decoração, conceito e espiritual. Compartilhando sua paixão pela arte e design com seus alunos.

 

 

 

Live: Conversas de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia – Histórias das mulheres da cultura japonesa
Instagram:@arteseculturaaomae, dia 07/03/2024, às 9h
Satika Matsubara Kianishi, nasceu em Santana do Itararé-Pr, reside atualmente no Município de Itaporanga-SP. Exerceu a Presidência do Rotary Club de Itaporanga no ano de 2022-2023. Formada em Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e está no 4º semestre em Terapia Ocupacional pela UNIASSELV, Polo de Avaré. Possui Pós graduação em Marketing e Desenvolvimento Gerencial, Administração no Serviço de Alimentação, Nutrição Clínica e Transtorno do Espectro Autista(TEA).

 

 

 

 

 

Live: Conversas de mulher para mulher: Vozes da Paulistânia –
Histórias da mulheres da cultura japonesa

Instagram: @arteseculturaaomae, dia 07/03/2024 às 9h

Yukie Matsubara, agricultora, nascida em Nara-Ken – Japão, em 1927. Mudou-se para o Brasil e estabeleceu residência inicialmente em Marília e depois para fazenda Juruema em Santana do Itararé (PR), posteriormente transferindo-se para Itaporanga (SP) em 1967. Aos 97 anos, Dona Yukie goza de boa saúde e possui uma memória notável, representando a história de sua família e da rica cultura japonesa.

 

 

 

Texto e fotos: A OMãe”- Artes e Cultura

Notícias relacionadas

Se inscreva
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments