Amanhã (25) Dia de São Cristóvão, tem missa e bênçãos dos veículos

A Paróquia São João Batista de Itaporanga (SP), informa que neste domingo (25/07) se comemora o Dia de São Cristóvão (protetor dos motoristas, motociclistas, ciclistas e viajantes).

E após a missa das 10h30, haverá bênçãos dos veículos e meios de transportes. Leve seu carro, caminhão, ônibus, moto e bicicleta na igreja matriz (Abadia) para receberem as bênçãos.

Quem foi São Cristóvão

Por João Eduardo Dias

Representante de uma das devoções mais populares e antigas da Igreja Católica do Brasil, Cristóvão não é o seu nome de batismo, porém carrega o significado de “condutor de Cristo.” Seu nome verdadeiro era Réproco e pouco se sabe sobre sua origem, mas conta-se que durante sua caminhada encontrou um senhor e perguntou-lhe como poderia encontrar Jesus Cristo. Como resposta, o velho eremita disse-lhe que deveria jejuar e orar, mas Cristóvão respondeu-lhe que não era possível. Então, o eremita pediu-lhe que se instalasse à beira de um rio que existia ali próximo, de travessia difícil, para ajudar a todos que quisessem passar por ele.

Cristóvão dia e noite ajudava as pessoas a atravessar o rio, até que numa noite escutou uma criança chamando-o para ajudá-la a atravessar a margem. Colocou a criança nos ombros e iniciou a travessia. A criança era tão pesada que Cristóvão, mesmo forte, temeu se afogar e por várias vezes pensou estar carregando o mundo nas costas. Ao deixar a criança do outro lado do rio, comentou sobre o seu peso e eis que teve a sua revelação:

– “Bom homem”, respondeu-lhe o menino, “não te espantes, pois não só carregastes o mundo inteiro como também o dono do mundo. Eu sou Jesus Cristo, o Rei que estás a servir neste mundo, e para que saibas que digo a verdade, põe teu cajado no chão junto à tua casa e amanhã verás que ele estará coberto de flores e de frutos”.

Depois desse dia, Cristóvão partiu para Lícia ao encontro de cristãos que estavam presos. Ao ser descoberto, apanhou muito de seus perseguidores, e quando todos achavam que ele seria derrotado, jogou o seu cajado no chão pedindo a Jesus Cristo que o florisse novamente. E assim aconteceu. Após o episódio da criança no rio, Réprobo assumiu o nome de Cristovão (carregador de Cristo) e por isso é considerado o padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes, uma vez que um dia carregou o menino Jesus nos ombros.

Que São Cristóvão interceda por todos os motoristas e viajantes e que a seu exemplo carreguemos Jesus Cristo pelas vias de nossa Missão.

Fonte: arquidiocesedecuritiba.org.br

Compartilhar

Notícias relacionadas

Se inscreva
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments