Itapeva conquista prêmios no Mapa Cultural Paulista 2011/2012

Elenco Marias do Brasil O grupo de teatro Ponto de Cultura Jovem Cultura em Ação de Itapeva foi destaque em duas categorias na fase regional do Mapa Cultural Paulista 2011/2012. Com o Marias do Brasil, o elenco conquistou os prêmios de melhor atriz, com Fernanda Lahoud Dias e melhor orquestra, trilha sonora ao vivo, com Fabrício Fávaro, Fairuz Macedo Lahoud, Glaucia Rinaldi, Guilherme, Vinicius, Jaburu, Tonho e Denilson.

Na peça, Fernanda interpreta a vilã Maria Fedida.
 
A premiação aconteceu na noite de domingo, 12 de fevereiro, em Salto. A apresentação aconteceu no mesmo município, no dia 05 de fevereiro, na Sala Palma de Ouro – CEC e foi a única inscrita com foco no teatro musical.
 
Para o diretor geral da peça, Andrei Alberto Müzel, este foi só o início de uma longa caminhada. “É bonito de ver gente talentosa pisando no palco, gente nova, artista de verdade e não de ocasião. Gente de verdade em palco de verdade. As cortinas apenas se abriram…”,comentou.
 
O grupo contou com o apoio de músicos, equipe técnica e das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e Turismo de Itapeva.
 
Foi a primeira vez que o Ponto de Cultura Jovem Cultura em Ação participou de uma competição.
 
O município concorreu com mais 12 cidades: São Roque, Fartura, Tietê, Quadra, Cesário Lange, Boituva, Avaré, Itu, Tatuí, Itararé, Itapetininga e Salto. De todas, somente as peças de Itapeva e Avaré são destinadas ao público infantil.
 
A Comissão de Seleção escolheu Itapetininga para representar a região na fase estadual.
 
O próximo passo do Ponto agora é se dedicar aos novos musicais Ritmos de Amor e a Princesa e a Ervilha que estréiam em maio.
 
Elenco – A realização do espetáculo conta com a montagem do diretor geral Andrei Alberto Müzel, direção musical de Fabrício Fávaro, direção coreográfica de Fernanda Lahoud Dias e com uma equipe de produção que colabora para que toda montagem seja possível, desde o figurino até a cenografia e sonoplastia da peça.
 
No total, o musical conta com mais de 30 pessoas entre atores, músicos e técnicos.
Fazem parte: Nycoly Costa, Carol Loureiro, Suelen Camargo, Vitoria Sales, Rosangela Maia, Leticia Moura, Luara Siqueira, Fairuz Lahoud, Leo Camargo, Fabrício Fávaro, Hyago Santos, Oscar Ferreira, Matheus Oliveira, Emanuel Macedo, Karla Carvalho, Emanuele Miranda, Flavia Wagner, Ebilly Gomes, Rodrigo Mota, Liliane Mota, Zico Oliveira, Marcela Lahoud, Tatiane Gonçalves, Luiz Fernando, Alene Santos, Lu Tassinari, Nadia Lopes, Denize Claro, Cesar Bagatim, Priscila Pires, Nano Abreu, Larissa Fávaro, Amarildo Junior, Camile Pais, Glaucia Rinaldi, Guilherme Galdino, Vinicius Jardim, Antonio, Érick, Heleni, Santiele Miranda, Fabiano, Romulo Dias, Salete Lahoud e Juliano Nascimento.
 
Saiba mais – O Mapa Cultural Paulista tem como objetivo identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural em todo o Estado de São Paulo com o propósito de revelar uma grande vitrine de artistas e obras de todas as regiões paulistas.

Marias do Brasil – Obra de Chico César com participação musical do grupo Barbatuques, conta de maneira alegre e divertida a história do príncipe português chamado Pedro. Desesperada com a possibilidade de algum mal acontecer ao filho, à rainha Maria Louca convoca as fadas madrinhas Maria Fumaça, Maria Mole e Maria Escandalosa para proteger o príncipe, porém, o menino é amaldiçoado pela vilã Maria Fedida no dia de seu nascimento. As fadas fogem com o menino em direção às índias, mas durante a viagem muitas aventuras acontecem.

Os Pontos de Cultura – Ponto de Cultura é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura/SP, criado em 2009, nesta dimensão estadual.
A rede de 300 Pontos de Cultura tem como objetivo apoiar entidades e incentivar iniciativas de ação cultural investindo assim 54 milhões em três anos em todos os pontos espalhados pelo estado de São Paulo.
As ações estão valorizadas nas seguintes áreas: Culturas populares, Culturas Digitais, Radiodifusão, Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas entre outras.
No Brasil são mais de dois mil pontos, aproximadamente 500 pontos no Estado de São Paulo, dos quais sete estão em nossa região sendo dois no município de Itapeva.

Ponto de Cultura Jovem – O Projeto “Jovem Cultura em Ação” propõe ações direcionadas a adolescentes e jovens, de 13 a 25 anos, com a proposta de formá-los em arte-educadores-sociais, visando a multiplicação da cultura e ainda colaborar com a valorização desse público no mercado de trabalho, uma vez que esses poderão ainda dar continuidade a esse projeto em suas comunidades locais, disseminando pela cidade, ao longo do tempo, o gosto pela arte.

Segundo Andrei Müzel, diretor cultural, perceber adolescentes e jovens de forma integral e mobilizar suas capacidades para que possam participar plenamente das culturas, conhecendo, apreciando, criando e pensando sobre a produção humana de seu tempo e de outros tempos, é a finalidade do Projeto Jovem Cultura em Ação.
“Neste sentido, esperamos com o projeto “Jovem Cultura em Ação” contribuir com a ampliação do espaço público cultural, de modo que a condição de igualdade – tanto nos planos econômico e social, como nos planos político e cultural – seja estendida ao segmento juvenil”, afirma Andrei.

“Jovem Cultura em Ação” conta com uma escola de formação artística, social e cultural. Sua estrutura é mantida por componentes curriculares em Dança, ministrada pela professora Fernanda Tereza Macedo Lahoud Dias; Teatro, ministrado pelo professor Andrei Alberto Müzel e Canto, ministrado pelo professor Fabrício Luiz Fávaro. Atende cerca de 50 adolescentes e jovens e tem como seu mantenedor a Fundação Senhora Santana de Itapeva em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura. (Da assessoria de comunicação)

Notícias relacionadas