Secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Itapeva-SP faz balanço positivo de sua viagem à China

Itapeva_ChinaItapeva_China1Itapeva_China2Itapeva_China3Itapeva_China4

Empresários chineses manifestaram interesse em investir no nosso agronegócio; Interior paulista é visto com grande interesse pelo governo da China – O secretário municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Itapeva, Ralph Molina Gemignani, diz em entrevista que sua visita oficial à China foi “extremamente positiva do ponto de vista comercial” e que os empresários chineses manifestaram grande interesse em investir no nosso agronegócio.

  “O que identificamos em nossas conversas é que os chineses têm interesse em ampliar os investimentos no Brasil e isso pode beneficiar a nossa cidade. De certa forma, considero que chegamos lá na hora certa”, avalia.

Como foi a sua visita oficial ao Continente Asiático representando o município de Itapeva, secretário?

Foi extremamente positiva do ponto de vista comercial. Em Dubai, nos Emirados Árabes, em minha primeira missão oficial representando o município, me reuni com cerca de trinta empresários de vários setores para apresentar a cidade de Itapeva. Na ocasião, houve relevante interesse dos investidores locais pelo nosso agronegócio. Entre outras autoridades, estava presente o investidor Joseph Kin, que tem negócios em vários países e demonstrou grande interesse pela nossa região.

A China é atualmente o maior parceiro comercial do Brasil com negócios que chegaram a US$ 75 bilhões em 2012. Em que momento essa relação pode beneficiar o município de Itapeva?

Segundo o Ministro da Embaixada do Brasil na China, Cláudio Garon, qualquer empresa chinesa só se instala em um país se tiver plena certeza de que este investimento será lucrativo e trará benefícios para o seu país. Diante disso, o que propusemos aos investidores é que, num primeiro momento, será feita uma visita local para preparar um estudo sobre a viabilidade dos investimentos antes de qualquer decisão. O que identificamos em nossas conversas é o interesse dos chineses em ampliar os investimentos no Brasil e isso pode beneficiar a nossa cidade. De certa forma, considero que chegamos lá na hora certa.

Além desses levantamentos, quais os outros passos que serão dados a partir de agora para aprimorar essa relação?

É importante registrar que todos os empresários com quem conversamos receberam um relatório das nossas potencialidades. Além disso, o representante do setor de Economia e Negócios Brasil-China, André Sun, que é a pessoa que cuida dos investimentos da China no Brasil, nos acompanhou nessas audiências e estará divulgando Itapeva para os chineses interessados em investir no país. O segundo passo, como eu disse, será a elaboração de um estudo prévio sobre a capacidade da nossa região em atrair esses investimentos.

Antes da viagem, o senhor concedeu entrevista à imprensa e falou da proposta de promover intercâmbios para troca de experiências nas áreas de economia, tecnologia e educação. Houve avanço neste sentido?

Uma coisa que mais me impressionou na viagem é que os chineses são muito focados naquilo que acreditam, além de valorizar o respeito mútuo. As cidades de Xinyu e Itapeva deverão promover ativamente o intercâmbio e a cooperação multiforme nos campos da economia, comércio, educação, cultura, turismo, esportes, pessoal, ciência e tecnologia. E tudo isso baseado no princípio da igualdade, fidelidade mútua e reciprocidade. É por isso que a receptividade foi muito grande, pois ambos os lados apóiam o intercâmbio e a cooperação nos ramos da agricultura, do minério e de outras áreas entre empresas das duas cidades. Esse acordo foi assinado no dia 08 de maio, quando os representantes do governo de Xinyu anunciaram a intenção de visitar Itapeva no segundo semestre desse ano.

Como se sentiu ao receber uma missão tão importante?

Fiquei muito orgulhoso e ao mesmo tempo ciente da responsabilidade de representar os interesses do município em um país tão distante, de outra língua e cultura diferente. Por outro lado, eu considero que foi fundamental a confiança depositada a mim pelo prefeito Roberto Comeron, que impossibilitado de viajar em razão de compromissos assumidos anteriormente, pediu para que eu fosse em seu lugar.

O senhor chegou a conversar com o prefeito durante a viagem?

Sempre que possível o prefeito era informado do resultado das conversas. A iniciativa do prefeito Roberto de enviar um representante à China foi muito elogiada pelo Ministro da Embaixada brasileira, Cláudio Garon, que lembrou que o interior paulista é visto com muito interesse pelo governo chinês. Ele acredita que teremos grandes chances de atrair esses investimentos para a nossa região. Visitamos várias empresas de energia e mineração na cidade de Ganzhou, onde o representante do governo local deixou as portas abertas para que estudantes de Itapeva possam estudar na universidade de lá. Portanto, temos plena certeza de que a viagem foi muito produtiva porque apresentamos a nossa cidade na China sabendo que poucas cidades do Brasil tiveram esse privilégio. A semente está plantada. (Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapeva-SP)

O que já foi publicado pelo Itaponews sobre Itapeva e China

 

1 – Chineses visitam Itapeva para conhecer agricultura

2 – Agricultura de Itapeva continua atraindo chineses; novo grupo veio conhecer cultivo

3 – Chineses voltam para conferir produção agrícola de Itapeva

Notícias relacionadas