Rodovia Jurandir Siciliano (SP-255) finalmente liberada às 18h28 desta terça-feira 27/03/18

Depois de exatamente 3 meses e 15 dias interditada para obras de reparo de um talude no Km 348+530, entre Itaporanga e Coronel Macedo, essa obra foi concluída hoje, e sem foguetório, discursos políticos manjados, descerramento de placa, ou corte de fita, mas apenas com um ok do engenheiro regional do DER José Antonio Izzo, ela foi finalmente liberada para o tráfego de veículos.

Os primeiros veículos a passarem foram os que estavam do lado de Itaporanga que já estavam a horas aguardando o termino do asfalto, entre esses vans e ônibus de estudantes universitários para Avaré.

Os minutos finais para pintura manual da faixa dupla amarela no meio da pista do trecho, foram como uma eternidade para os estudantes que seguiriam para faculdades em Avaré. Cada um, de acordo com a sua conveniência, impaciente dava palpites como: “Ah, não precisa fazer faixa não”, dizia um. “Deveriam pelo menos deixar nós passarmos porque temos provas e estamos atrasados”, dizia outro e outro completava: “então, que liberem para passarmos pelo acostamento”, e assim foram as opiniões entre eles.

O primeiro veículo a passa foi um caminhão tendo à frente um veículo do DER, às 18h28. Depois de mais ou menos cinco minutos de tráfego intenso, chegou a vez dos veículos que estavam do lado de Coronel Macedo, a o primeiro foi uma viatura da Polícia, tendo à frente um veículo da Arteris ViaPaulista, às 18h33.

Detalhe interessante: à medida que os motorista iniciavam a passagem no pedaço de 100 metros recém asfaltado, disparavam um buzinaço, certamente em comemoração ao fim do sofrimento. E isso foi feito pelos que estavam dos dois lados.

Embora possua farto material, é desnecessário e nada agradável ao ItapoNews fazer uma retrospectiva desse problema que surgiu em 21/06/2017 e sem que providências fossem tomadas, se agravou e se arrastou até o dia 12 de janeiro de 2017, quando então a erosão aumentou e invadiu totalmente as duas faixas da pista, sendo aí necessário a interdição total e o início de um martírio que só terminou hoje.

É oportuno e justo lembrar a todos que logo após surgir o problema de desmoronamento da encosta que até então tinha comprometido apenas parte de uma pista, a promotora de Justiça de Itaporanga, Carla Murcia Santos moveu Ação Civil Pública contra o Estado e o DER solicitando reparos urgentes. A Justiça acatou e determinou a ambos que executassem o reparo, sob pesada multa diária, mas nem isso foi suficiente para sensibilizar o governo e o DER, que simplesmente ignoraram a determinação judicial e nem sequer tiveram a educação de responderem aos ofícios do Judiciário da Comarca de Itaporanga.

Contudo, esse sofrimento serviu de lição pra todos nós, para nunca mais aceitarmos pacificamente as ineficiências e omissões dos governos, em situações que requeiram ações efetivas urgentes.

Notícias relacionadas

2 Comentários
mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Jaime motta
Jaime motta
4 de abril de 2018 04:50

Bom dia, terminado este capítulo vamos mudar o fico Ainda na pasta TRANSPORTE, o Itaponews deverá focar o assunto na questão da Balsa entre Barão de Antonina e Fartura. Este meio de transporte de pessoas e carga está interrompido desde Novembro/2017. Entrei em contato com a prefeitura de Fartura, a única informação, não convincente é o concerto da mesma está em fase de licitação, balela, a mesma está ancorada e parada. Por sua vez a Prefeitura de Barão de Antonina, onde a população desta cidade é a maior dependente e usuária nada faz. SRS, da imprensa comecem a cobrarem, formentem… Ler mais »

Derli Santiago de oliveira
28 de março de 2018 02:26

Não teve bandinha,queima de fogos e nem bolinho para comemorar o aniversário do buraco