Avaré: Costa Azul terá caixa eletrônico

SAMSUNGDIA DA MULHER NO LARGO  FOTO 01fernandoalonsoMOSTRA VANIA LEWIN – FOTO 01

E mais: Secretaria apresenta projeto de Turismo para produtores rurais , Vânia Lewin inicia exposição no Paço Municipal, Carlos Neder promete recursos para obras no Jardim Paraíso, Dia da Mulher é comemorado no Largo São João, Prefeitura estende prazo de coleta de resíduos dos serviços de saúde, Defesa Civil atende ocorrências no Jardim Paraíso, e Criado o Núcleo Esportivo Especial (Da Secretaria de Comunicação)

 

Secretaria apresenta projeto de Turismo para produtores rurais

fernandoalonso

As visitas técnicas foram iniciadas, no Bairro dos Rochas, na última semana – A Secretaria de Turismo de Avaré participou da última reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, quando apresentou o programa de Turismo Rural Receptivo. Na oportunidade, foram explanados diversos pontos do programa, que tem como objetivo criar, nos próximos anos, ao menos três roteiros na zona rural, focados nos bairros dos Rochas, Três Coqueiros, Ponte Alta, Jacutinga e Pedra Preta. A reunião contou com a presença dos conselheiros e de representantes das Secretarias Municipais da Agricultura/Meio Ambiente e do Turismo.

Segundo estimativa do Turismo avareense, o primeiro bairro que será beneficiado com o surgimento de um roteiro de visitações será o dos Rochas, comunidade que se encontrou, recentemente, com representantes da Prefeitura. Na oportunidade, foi possível dar explicações quanto ao projeto, colher adesões e agendar futuras visitas técnicas para diagnosticar o potencial turístico de cada propriedade.

Com topografia acidentada, o Bairro dos Rochas conta com visual privilegiado e vários sitiantes que mantêm, em suas propriedades, produtos caseiros que podem agradar parcela específica de turistas. A viabilização do programa de Turismo Rural no  bairro prevê também a realização de obras de reparos e melhorias nas estradas e vias de acesso ao local. 

Dando sequência às visitas, o programa de Turismo Rural será apresentado, a seguir, para o bairro dos Três Coqueiros no próximo dia 26, quando os produtores da localidade elegerão uma nova diretoria da associação do bairro.

Dia da Mulher é comemorado no Largo São João

DIA DA MULHER NO LARGO  FOTO 01

Mais de duas mil pessoas passaram pelo Largo São João, durante a manhã e a tarde do último sábado, 09, e participaram das atividades agendadas por uma ação organizada pelo Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria da Cultura e a empresa Traineertek.

Apesar de acontecer um dia após a comemoração instituída mundialmente, a atividade chamou a atenção de muitas das pessoas que passaram pela praça por disponibilizar serviços gerais, como cortes de cabelo, doação de livros e entrega de rosas aos participantes; também foram apresentadas, nos dois horários da realização, danças variadas por grupos ligados à União Negra Avareense. Participando a iniciativa, o Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC) disponibilizou funcionários para esclarecer dúvidas quanto à legislação trabalhista.

 

Prefeitura estende prazo de coleta de resíduos dos serviços de saúde

Até o final de junho, a coleta prossegue normalmente; até lá, será estudada a forma mais viável para resolver a questão.
 
Após reunião com representantes de estabelecimentos particulares de saúde (consultórios, clínicas médicas, veterinárias, odontológicas, laboratórios, farmácias e outros) que geram resíduos dos serviços de saúde, a Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, decidiu manter os serviços de coleta até o
final de junho.
Durante esse período, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente irá analisar as possibilidades mais viáveis, para ambas as partes, a fim de normatizar os trabalhos de coleta e destinação de resíduos de serviços de saúde gerados por estes estabelecimentos. Neste sentido, estão sendo levantados dados e informações para melhor elucidar a questão.
   
Conforme orientação técnica da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, no momento, o importante é orientar os estabelecimentos para que não contratem nenhuma empresa para realização da coleta dos resíduos dos serviços de saúde.

A reunião entre representantes da Prefeitura e dos estabelecimentos abrangidos pela legislação ocorreu pela necessidade da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em adotar medidas para cumprir a legislação específica.

Conforme estabelece a Resolução Conama n° 358 (abril/2005), em seu artigo 3º, cabe aos geradores de resíduos de serviço de saúde e ao responsável legal, referidos no artigo 1º desta Resolução, o gerenciamento dos resíduos desde a geração até a disposição final. Além disso, de acordo com a Lei Federal n° 12.305, de agosto/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio do princípio “gerador-pagador”, os resíduos gerados nos serviços de saúde, conforme definido em regulamento ou em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama e do SNVS, estão sujeitos à elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos e ainda no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Estância Turística de Avaré no Art. 11, que determina implementação e operacionalização do gerenciamento dos resíduos sólidos utilizando-se dos princípios gerador-pagador e poluidor-pagador, incluindo os constantes no art. 20 da Lei 12.305/2010, limitando-se o Poder Público à organização do sistema.
 

Prefeitura implantará caixa eletrônico no Balneário Costa Azul

SAMSUNG

A  implantação atenderá a necessidade de mais de 1.500 pessoas que moram nos bairros próximos ao local – Cumprindo promessa anteriormente feita, a Prefeitura da Estância de Avaré, através de sua Secretaria de Turismo, anunciou, na última semana, que pretende instalar, no menor espaço de tempo possível, uma unidade de caixa eletrônico no Balneário Costa Azul. A medida atenderá turistas que passam pelas áreas de veraneio do Município e também os moradores de bairros próximos, uma vez que eles não contam com serviços bancários no local.

Representantes do Turismo local já oficiaram todos os gerentes das unidades bancárias da cidade para que sejam feitos estudos referentes à viabilização de implantação da unidade, que ficará nas proximidades do Posto Policial do bairro. Conhecido por ser o bairro mais populoso da orla da Represa de Jurumirim, o Costa Azul, que fica há 18 quilômetros do perímetro urbano, atenderá uma população estimada em 1.504 pessoas dos bairros Terras de São Marcos I e II, Ponta dos Cambarás, Estribo e Santa Rita, por exemplo.

Além disso, também a proximidade com o Camping Municipal, espaço que pode abrigar mais de 3 mil barracas, o que equivale a 12 mil pessoas, é um dos fatores que apontaram o Costa Azul para a futura implantação do caixa. A estimativa é que as representações das instituições financeiras consultadas apresentem suas considerações sobre o tema já nas próximas semanas.

 

Defesa Civil atende ocorrências no Jardim Paraíso

 

Os estragos foram consequências das últimas chuvas percebidas no Município de Avaré – As fortes chuvas que se abateram em Avaré nas últimas horas, com especial atenção à tromba d’água da tarde da última terça-feira, 12, causaram vários estragos em bairros da cidade. Uma das áreas mais afetadas foi o Jardim Paraíso, local em que foi registrado um desabamento.
 
Em um dos imóveis mais seriamente atingidos, na rua Dona Lolita, 231, por exemplo, houve infiltração de água do lote vizinho, onde estava era erguido um muro de arrimo. Devido a pressão, a parede da casa, anexa ao lote, estufou e trincou, causando um desabamento  parcial do lado esquerdo da edícula e atingindo o quarto do imóvel. A água retida no muro de arrimo, com isso, entrou na casa e destruiu todos os móveis e eletrodomésticos, causando, ainda, uma trinca que apresenta risco de desabamento. A Defesa Civil já interditou o imóvel; a família atingida será encaminhada para atendimento por parte da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social local
 
Também a casa vizinha, ainda na rua Dona Lolita, sofreu danos, uma vez que o muro dos fundos do terreno desabou e possibilitou a entrada de terra na residência.

AÇÕES PERCEBIDAS – Ainda na última semana, a Defesa Civil forneceu a assistência necessária para a família desabrigada e que teve sua casa interditada. Atualmente, os atingidos estão alojados em uma casa no mesmo bairro; a Prefeitura de Avaré, por sua vez, forneceu uma cesta básica com diversos itens alimentícios – entre eles leite em pó, carne, arroz, feijão, óleo, macarrão, farinho de milho, bolachas e produtos de higiene pessoal e limpeza –, além de entregar à família quatro camas, quatro colchões e roupas em geral.

Criado o Núcleo Esportivo Especial

NÚCLEO ESPORTIVO ESPECIAL – FOTO 01

Meta do projeto é apoiar práticas esportivas para portadores de deficiência intelectual – Cumprindo metas traçadas ainda no ano passado, a atual direção da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer deu início, neste mês, ao projeto denominado “Núcleo Esportivo Especial”.

A ação terá, como principal foco, a inclusão social e esportiva de pessoas com deficiência intelectual. A medida é resultado de uma parceria entre as pastas de Esporte e Lazer com a dos Direitos das Pessoas com Deficiências.

A meta é dar apoio e suporte alimentar, como de Saúde, para os atletas beneficiados pelo projeto, que acontecerá três vezes por semana na Pista Municipal, localizada no Bairro Alto.

O projeto funcionou, até os dias atuais, devido ao esforço do professor José da Silva (Zé da APAE), que auxiliava crianças atendidas pela entidade citada e conseguiu, nos mais de dez anos de atividades, resultados expressivos, como vitórias em campeonatos brasileiros de atletismo e destaques em suas participações oficiais nacionais e sul-americanas.

Esta será a primeira vez que a Prefeitura de Avaré dará total apoio a essa categoria esportiva. Além disso, ficou decidido, em reunião realizada no último dia 7, que Avaré sediará a abertura do Circuito Regional de Atletismo, marcada para o próximo dia 24 de abril. Os treinamentos contarão, a partir de agora, com apoio dos professores e estagiários da Secretaria de Esportes.

 

Vânia Lewin inicia exposição no Paço Municipal

MOSTRA VANIA LEWIN – FOTO 01

A artista apresenta obras no estilo acadêmico – Na última semana teve início, no saguão do Paço Municipal, uma nova exposição de artes idealizada pela Secretaria de Cultura. Desta vez, as obras mostradas integram o acervo da artista Vânia Lewin Fernandes. A mostra acontece até o próximo mês de abril, com acesso aberto a todos os interessados.

Formada em Educação Artística pela Fundação Regional Educacional de Avaré, Vânia é conhecida na região, principalmente, por seu estilo acadêmico clássico. Contando com cursos variados em seu currículo, como com o pintor uruguaio Pedro Alzaga e com o paulista Monteiro Prestes, ela também já se destacou em vários salões de arte e concursos em cidades como Marília, Ribeirão Preto, Jaú, Caraguatatuba, além de, nos anos de 1998 e 2005, ter representado Avaré no Mapa Cultural Paulista.

Na exposição no Paço Municipal é possível a visualização de 19 quadros de paisagens, figuras humanas, flores e reproduções de obras conhecidas. A expectativa é que as peças fiquem no local até o próximo dia 22 de abril. O saguão do Paço Municipal fica aberto à visitação pública de segunda a sexta, das 08 às 17h30. Mais detalhes sobre a mostra pelo telefone 3732-5057 (Cultura).

 

Carlos Neder promete recursos para obras no Jardim Paraíso

Ele também adiantou que remeterá quantia igual para a construção de um posto de Saúde no Bairro Ipiranga – No início da última semana, o Município de Avaré recebeu a visita do deputado estadual Carlos Neder (PT). Assessorado pela Executiva do partido na cidade, ele visitou o Jardim Paraíso, bairro que mais sofre com problemas relativos a asfalto e buracos, e também a Exposição Municipal Agropecuária de Avaré.

Segundo informações repassadas pela assessoria do parlamentar, a primeira parte da visita foi agendada para que ele conhecesse de perto os problemas dos moradores do Jardim Paraíso: ele esteve na Casa da Cidadania, sede da associação de amigos do bairro, e conversou com vários dos moradores da área, que aproveitaram para solicitar recursos para a pavimentação das ruas do bairro. Neder afirmou já ter incluído, no Orçamento do Estado para este ano, emenda no valor de R$ 300 mil que custeará obras de melhoria naquela localidade.

A seguir, ele concedeu entrevista à equipe da Cidadania FM durante a qual citou ajuda para a área da Saúde de Avaré. Conforme afirmado ao vivo, o deputado também destinará R$300 mil para a construção de um Posto de Saúde no Bairro Ipiranga no próximo ano.

Finalizando a passagem de Carlos Neder por Avaré, ele foi até o Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel e, acompanhado por autoridades municipais, participou de atividades relativas à Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (EMAPA), que seria finalizada na data.

Notícias relacionadas