Com a compra de novo tomógrafo, HC/Unesp vai agilizar atendimento

Em visita à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), o deputado federal José Aníbal (PSDB), formalizou na manhã de sexta-feira, 12 de março, a liberação de R$ 2 milhões para a aquisição de um novo tomógrafo ao Hospital das Clínicas (HC), vinculado à instituição. A previsão é que o equipamento entre em operação ainda no segundo semestre deste ano. A compra foi possível através de uma emenda do parlamentar sendo que R$ 1,8 milhão será usado no tomógrafo e o restante em obras de readequação da estrutura no Centro Cirúrgico e UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Com a aquisição do novo equipamento deve ser minimizada a fila de espera para a realização de tomografias computadorizadas no HC.

O deputado foi recepcionado na FMB pelo diretor da instituição, prof. Sérgio Müller; o superintendente do HC, Emílio Curcelli; além da pró-reitora de pós-graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge e do diretor-presidente da Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar), Pasqual Barretti. Também compareceram à formalização da verba representantes dos departamentos de ensino da faculdade, chefes de seções do HC e autoridades locais como o prefeito de Botucatu, João Cury Neto, e o deputado estadual Milton Flávio(PSDB).

A redução na fila de espera para exames de tomografias e a qualidade dos diagnósticos foram frisados pelo diretor da FMB, prof. Sérgio Swain Müller. “Esta é mais um benefício que a Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas colocarão para quem precisa deste tipo de exames”, declarou.

“Com o novo aparelho poderemos aumentar o número de atendimentos e suprir a atual demanda que o hospital tem. Além disso, nosso paciente passará a ter um diagnóstico de alta tecnologia”, complementou o superintendente do HC, Emílio Carlos Curcelli, referindo-se ao modelo do tomógrafo, que terá 64 canais e permitirá imagens em alta definição.

Ao formalizar a liberação do recurso, o deputado ressaltou o papel das universidades públicas estaduais (Unesp, USP e Unicamp) no desenvolvimento tecnológico e de ensino em São Paulo. Segundo ele, muito das conquistas no crescimento paulista se deve ao conhecimento. Além disso, frisou toda a importância da assistência em saúde que o HC realiza no interior paulista.

Aníbal aproveitou a oportunidade e conheceu os diversos serviços prestados pelo hospital como o Centro de Diagnóstico por Imagem e a Unidade Neonatal do HC. Comprometeu-se, na oportunidade, a auxiliar na viabilização de recursos para os projetos de atualização da estrutura da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal do HC.

Em 2009, Hospital das Clínicas registrou total de 13.408 tomografias computadorizadas, o que equivale a média de 1.100 exames deste tipo ao mês. A abrangência populacional da unidade é de 1,5 milhão de habitantes provenientes do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6). (Da Assessoria de Imprensa do HB/FMB/Unesp de Botucatu).

Notícias relacionadas