Covid em Portugal: ItapoNews entrevista uma portuguesa, amiga virtual de mais de 15 anos, desde os tempos do MSN

Carla é o seu nome e não publicaremos o seu sobrenome para não ser identificada e incomodada em suas redes sociais. Ela nos conta como foi, e como o seu país está lidando com o problema. Segundo ela, antes mesmo das medidas governamentais o povo português já tinha tomado atitude de se prevenir.

Na Europa, Portugal se destaca pela baixa quantidade de mortos e está sendo parabenizado por seus excelentes resultados, frente a países vizinhos com Espanha, França, Alemanha e Itália.

Por lá, tudo está fechado mesmo, salvo os essenciais. Os profissionais de Saúde são heróis e a polícia fiscaliza pra valer. Quem desobedecer pode ser punido de 1 a 8 anos de prisão. Governo e o povo unido estão juntos no enfrentamento do coronavírus.

Optamos por manter o mesmo relato e grafia da nossa entrevistada Carla. Embora usamos a mesma língua unificada, alguns termos e ortografia diferem um pouco dos nossos, mas não chegam a dificultar a compreensão.

Carla, como e quando o seu país começou a lidar com o Covid19

Aqui foi declarado no dia 19 de março, estado de emergência no país. Mas antes disso o Portugueses se colocaram em isolamento voluntário. As crianças ou jovens já não iam á escola, adultos a maioria já trabalhavam por teletrabalho.. ou seja muita coisa encerrou mesmo antes do estado de emergência
Os portugueses, tomaram a iniciativa muito antes do governo. Mas claro, os números continuam a subir… porque antes de fecharem as fronteiras com Espanha, muitos espanhóis vieram para Portugal.

E os números hoje (12/04), quais são?

Aqui hoje não se registaram novos casos nem óbitos. Vamos ver amanhã como vai ser.
No total estamos com 15,804 casos ativos, morreram 504 pessoas desde o início. O problema é que em Portugal tem uma população mais envelhecida, existem mais idosos do que crianças em geral. E portanto, o número de óbitos é maior, do que o número de recuperados.

Os idosos estão sendo bem cuidados?

Estamos a tentar proteger os nossos idosos por aqui. Alguem faz as compras por eles, assistência médica vao a casa de quem precisa de cuidados. Profissionais levam comida, etc. Nos lares (casas de repouso sénior) no início foi mais complicado, mas agora estão a ter mais cuidados

Aqui tem um link de um site jornalístico português https://expresso.pt/coronavirus/2020-04-12-Covid-19.-O-estado-do-surto-em-Portugal-em-graficos-e-em-mapas-taxa-de-letalidade-acima-dos-3-pela-primeira-vez com números reais e gráficos de Portugal.

No final da página, tem dicas de como fazer uma Máscara caseira. Pequenas coisas para ajudar, uma vez que as máscaras são escassas e as que existem são vendidas a preços muito elevados, pelo menos em Portugal.

O Governo precisa fiscalizar para manter a quarentena?

Um fator também importante, é a colaboração das forças policiais que têm tido um papel essencial. Os policiais patrulham as estradas todo o dia e toda a noite, deixando circular apenas as pessoas que tenham justificação para poderem ir trabalhar, para a realização de bens essenciais ou para irem as farmácias ou unidades de saúde.

Tem serviços especiais de Saúde, para atender eventuais casos suspeitos?

Existem tambem unidades especiais destinadas exclusivamente à triagem do covid19 por forma a minimizar o risco de contágio, onde as pessoas que se dirigem a estas unidades, foram para lá encaminhadas após contactar um número de saúde português destinado a esse efeito.

E as praças, jardins, ou locais que formam aglomerações de pessoas estão abertos, funcionando?

Os policias também estão no controle na deslocação de pedestres na rua, seja para caminhada ou exercício físico e fecharam até os parques de lazer, ciclovias, jardins públicos. tudo está fechado por aqui. Quem arriscar em ser desobediente às regras, está a cometer um crime de desobediência por estarmos em estado de emergência, arrisca também a multas pesadas.

Quem desobedecer isolamento e a quarentena é punido?

Aqueles a quem foi detetado a doença e não cumpram o isolamento, colocando a saúde pública em risco, poderão incorrer numa pena de prisão que poderá ser compreendida entre 1 a 8 anos.

Aqui no Brasil os profissionais de Saúde estão enfrentando problemas, muitos contaminados, falta de materiais de proteção e etc. E aí qual é a situação desse pessoal?

Os nossos profissionais de saúde têm sido incansáveis. São os nossos heróis, sem dúvida. Mas são os mais afectados , pois estão na linha da frente no combate à doença, exaustos e com equipamentos de segurança reduzidos. Inevitavelmente acabaram por alguns serem infetados. Mas agora tudo está a melhorar. Portugal também comprou mais equipamentos e ventiladores à China para ajudar no suporte de vida.

Comparando com os demais países vizinhos aí da Europa, como Portugal está sendo visto?

Neste momento Portugal está a ser parabenizado pela restante Europa. Devido aos números de casos serem bem menores que Espanha, França Alemanha, Itália, que no fundo estão bem pertinho de Portugal. Espero que consigamos continuar assim. E que os nossos governadores continuem a fazer um bom trabalho como têm feito.

Notícias relacionadas