Globo Repórter desta sexta (17) destaca pesquisa de professor do IB/Unesp

Estudo do prof. Felipe Amorim sobre planta parasita polinizada será destaque nesta sexta-feira, 17.

Esta semana, o programa Globo Repórter irá abordar as belezas do interior do Estado de São Paulo e um dos blocos tratará algumas pesquisas científicas realizadas no Estado, particularmente na Serra do Japi. O professor Felipe Amorim, do Departamento de Bioestatística, Biologia Vegetal, Parasitologia e Zoologia do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB), foi um dos convidados a participar dessa matéria por um estudo desenvolvido na Serra do Japi e publicado em fevereiro de 2020 na revista científica Ecology (hiperlink: https://www.esa.org/esablog/2020/02/12/caught-on-camera-pollinating-opossums-confirm-decades-long-theory/).

Prof. Felipe conta que a Serra do Japi foi o palco de uma descoberta realizada no ano de 2019, cujo artigo foi publicado em fevereiro de 2020, e conta com a participação dos estudantes da disciplina, juntamente com estudantes de Pós-graduação do IBB.

“Essa descoberta é fruto de um dos projetos desenvolvidos durante a viagem didática da disciplina de Graduação “Projetos Integrados em Ecologia – PIE”, e além da participação dos estudantes de graduação envolvidos no estudo, também tem entre os autores estudantes de dois programas de Pós-graduação do IBB (PPG Biologia Vegetal e PPG Zoologia). Nós descobrimos um sistema de polinização completamente novo e inusitado que envolve uma planta parasita de raízes de árvores e trepadeiras na Mata Atlântica, e que é polinizada por gambás, roedores e aves, e mais recentemente descobrimos até morcegos”, disse.

Depois do trabalho de campo realizado, Felipe ainda conta que descobriram que a Prof. Patrícia Morellato, do IB de Rio Claro, havia estudado essa mesma planta há quase 30 anos, e na época considerou a hipótese de que esta seria polinizada por gambás. A Profa. Patrícia também participou das gravações, na qual será contada a intrigante relação desta planta com vários animais na floresta, além da coincidência histórica envolvendo os dois docentes da UNESP.

“Essa história acabou ganhando muita evidência e foi divulgada por jornais e blogs científicos no mundo todo”, acrescentou Felipe. Os detalhes completos dessa história podem ser acessados pela matéria: https://www.ibb.unesp.br/#!/noticia/144/gambas-abrem-caminho-para-polinizacao-de-planta-parasita

A reportagem irá ao ar nesta sexta-feira, dia 17/09, e também abordará as belezas da Cuesta de Botucatu. Veja já a chamada preparada pelo Globo Repórter no Twitter (https://twitter.com/GloboReporter/status/1437747963367866370?s=20) e Facebook (https://fb.watch/80r4h93ukV/). (4toques)

Notícias relacionadas