Idoso: Avaré é premiada por ação que ajuda recuperar a autoestima na melhor idade

A Secretaria da Saúde de Avaré foi premiada com o projeto “Vitalização da Melhor Idade” no XXVIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O evento, ocorrido em Ubatuba, entre os dias 2 a 4 de abril, teve como tema central: o “SUS 25 Anos: desafios e prioridades”.

Vencedor do Prêmio David Capistrano, o projeto “Vitalização da Melhor Idade” desenvolvido pela equipe da Unidade Básica de Saúde “Dr. Carlos Faraldo”, instalada no Jardim Brasil, foi selecionado entre 10 dos 400 inscritos XI Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios.

Iniciada em setembro de 2013, a iniciativa objetiva eliminar o preconceito quanto à inutilidade e dependência do idoso que se sente sozinho, isolado e depressivo. A ideia é minimizar os efeitos negativos que a velhice causa na pessoa idosa. Daí a importância de retirá-las de casa e envolvê-las em atividades recreativas e artesanais, bem como motivá-las por meio de palestras voltadas para promoção, prevenção e reabilitação da saúde.

“Como vitalizar a melhor idade? Inserindo o indivíduo em diferentes espaços sociais. Essa é a meta do projeto que visa prolongar o tempo de vida com saúde e resgatar a valorização e participação do idoso na sociedade”, explicam seus idealizadores.

Através do “Vitalização da Melhor Idade”, os participantes são influenciados a adotar hábitos saudáveis, cientes da necessidade de harmonizar corpo e mente. Hoje, o projeto dá bons resultados. A maioria dos participantes já vê mudanças favoráveis na recuperação da autoestima com a melhoria da qualidade de vida. (Da Secretaria de Comunicação)

Compartilhar

Notícias relacionadas