Irrigabras celebra 35 anos e projeta próximos passos

Para manter crescimento, empresa prevê o desenvolvimento de novos produtos e a conquista de mercados no Brasil e no exterior

A fabricante de equipamentos de irrigação Irrigabras completa 35 anos neste mês de setembro. Presente no mercado brasileiro desde 1985, a empresa se destaca por oferecer tecnologias de irrigação que proporcionam maior eficiência e economia.

“Passamos por períodos de recessão, inflação descontrolada, inúmeros planos econômicos. Crescemos com muito trabalho e dedicação. Nossa maior conquista é o reconhecimento dos nossos clientes, fornecedores e colaboradores”, destaca Renato Barroso, diretor comercial da empresa.

Conforme lembra Barroso, ao longo dessas três décadas e meia a empresa acompanhou grande parte do pujante crescimento e evolução tecnológica da agricultura brasileira e, em especial, da agricultura irrigada. “A Irrigabras faz parte dessa história. Neste período, os sistemas de irrigação evoluíram para equipamentos mecanizados e automatizados.”

Localizada em Barueri (SP), a empresa produz e comercializa uma ampla gama de equipamentos de irrigação por aspersão e diversos tipos de acessórios em aço zincado, alumínio e aço inox, voltados a produtores rurais, agroindústrias e revendedores. O portfólio diversificado é composto por soluções que garantem confiabilidade e precisão à irrigação, entre as quais estão pivô central, carretel irrigador, tubos e acessórios, para irrigação e para fertirrigação.

A empresa foi pioneira no Brasil em fabricar sistemas especializados para irrigação e fertirrigação de cana-de-açúcar. “Com o passar dos anos, buscamos levar a tecnologia da irrigação também ao pequeno, médio e grande produtor rural, com atendimento exclusivo por meio de nossas revendas”, lembra Mariana Coleti, gerente de Marketing da companhia. Com isso, a empresa tem hoje flexibilidade para oferecer o sistema de aspersão mais adequado às necessidades de cada produtor, independentemente das condições de topografia, solo, peculiaridades de cada cultura e tamanho da área.

“As revendas autorizadas são o ponto-chave no relacionamento com o produtor e por este motivo a Irrigabras está constantemente fornecendo treinamento aos técnicos especializados, para elaboração de projetos, montagem dos equipamentos e assistência técnica” afirma Mariana.

Segundo Elisangela Souza, gerente de Recursos Humanos, um dos diferenciais da atuação da companhia é seu compromisso com seus 50 colaboradores. “A Irrigabras contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. A empresa sempre desafia os colaboradores para que possam se superar, além de incentivar todos para estudar e aperfeiçoar constantemente suas competências”, pontua.

Para os próximos anos, a expectativa da Irrigabras é seguir sua trajetória de crescimento. A empresa está preparada para fazer frente às novas necessidades do mercado. “Os equipamentos estão caminhando para a era digital. Nossa expectativa para o futuro é continuar crescendo com a agricultura brasileira, desenvolver novos produtos e conquistar novos mercados no Brasil e no exterior”, completa Barroso.

Presença na região

Em Taquarituba, a Irrigabras está presente na revenda Ruralpec, que além da linha completa de sistemas de irrigação, oferece serviços de projetos, montagem e assistência técnica aos produtores rurais da região. Saiba mais: www.ruralpecirrigacao.com.br e www.irrigabras.com.br ou ligue para (14) 3762-4041.

Linha do tempo

1985 – A Irrigabras inicia as atividades com a fabricação de equipamentos de irrigação do tipo convencional com tubos de aço zincado e alumínio de engate rápido, moto-bombas e acessórios.

1987 – É lançado o revolucionário engate rápido JL, reconhecido por patente, estampado em peça única sem uso de solda, hoje amplamente utilizado no mercado.

1988 – Lançamento da linha JL Inox, destinada à irrigação em cana-de-açúcar com efluentes industriais nas usinas e destilarias de álcool.

1989 – A Irrigabras adquire o projeto, máquinas e dispositivos para a fabricação do pivô central, com tecnologia norte Americana, bem como a carteira de clientes da empresa detentora, dando continuidade também à assistência técnica, dos equipamentos instalados.

1990 – É inaugurada a sede própria em Barueri (SP) em área de 15.000 m².

1994 – É iniciada a parceria com a empresa italiana Irtec para a comercialização dos equipamentos de irrigação, do tipo carretel irrigador.

1995 – A Irrigabras instala os primeiros carretéis irrigadores com compensador mecânico automático de velocidade, redutor com câmbio de velocidade e carenagem de proteção das partes rodantes para segurança do operador.

1996 – Nasce o carretel irrigador com painel de controle eletrônico, pioneiro no mercado brasileiro.

1999 – Lançamento do pivô central rebocável, proporcionando eficiência e versatilidade para irrigar duas ou mais áreas com um único equipamento.

2001 – A Irrigabras atualiza o sistema de gestão (ERP/MRP), para otimizar os processos e integrar as áreas produtiva, comercial e administrativa, trazendo eficiência para operação e melhor atendimento aos clientes.

2003 – É lançado o mini pivô central, como resposta a necessidade dos produtores em irrigar pequenas áreas com economia e praticidade.

2005 – A Irrigabras inicia a fabricação do carretel irrigador para fertirrigação com vinhaça e irrigação de áreas entre 30 a 40 hectares. No mesmo ano é lançada a linha AR, tubos de alumínio com acoplamento rápido.

2010 – Lançamento do carretel irrigador, ideal para irrigar áreas entre 10 e 20 hectares.

2011 – A Irrigabras introduz ao processo produtivo máquinas de CNC em cortes de chapa de aço.

2014 – É introduzido o processo CNC em cortes de tubos de aço e inox.

2016 – É iniciada a fabricação do carretel irrigador, para irrigar áreas entre 20 a 30 hectares.

2017 – A Irrigabras introduz processo de solda robotizada na produção de pivô central e carretel irrigador.

2018 – Lançamento de carretel irrigador para irrigar áreas de até 10 hectares, atendendo a demanda da agricultura familiar.

2019 – É lançado o mini carretel, para irrigar áreas de pequenos produtores, de até 5 hectares.

2020 – Irrigabras completa 35 anos e se prepara para novos desafios.

Notícias relacionadas