O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Itapeva, órgão da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação Social, formou sua primeira turma, no Curso de Decoupage. A entrega dos certificados aconteceu no dia 26 de outubro. O curso teve duração de três meses, com quinze alunos. O número de vagas será dobrado em 2012. Todo o
material utilizado no artesanato é doado pelo CRAS e o trabalho pronto pode ser comercializado pelos formandos. A média de preço das caixinhas confeccionadas é de R$ 10.
Para o secretário municipal de Ação e Defesa Social, Luciano de Oliveira, o evento significa a realização de um trabalho. “É com muita alegria que entrego esses certificados. Com o trabalho realizado no CRAS vamos mudar a realidade dos bairros atendidos pelo Centro”, diz Luciano. “Nossa política de assistência pública é diferente, trabalhamos com a qualificação de pessoas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das famílias necessitadas, dando oportunidades para geração de renda. E para isso, vamos trazer ainda mais cursos”, argumenta. “Esse é só o início do nosso trabalho”, conclui o secretário.
A monitora Flávia Rezende de Almeida, conta que no começo do curso os alunos já mostraram seu potencial. “As alunas estão vendendo seus trabalhos e já têm encomendas”, conta. “Nosso maior orgulho é ver a autoestima elevada desses alunos, que se sentem capazes e podem incrementar a renda nas suas casas”, diz a professora. “Esses alunos podem continuar aqui e fazer outros cursos, se especializando ainda mais”, finaliza Flávia.
De acordo com a aluna Marisa da Fonseca Viana Parré, de 45 anos, o trabalho realizado pela administração municipal é excelente. “O CRAS nos proporciona a oportunidade de aprender coisas novas. O curso é gratuito, não temos gasto nenhum e ainda podemos vender o que fizemos”, fala. “Mesmo tendo emprego, eu pude fazer o curso, e hoje vejo que valeu muito a pena”, diz orgulhosa. (Tamara Freitas, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva)