Itaporanga 171 ou 172 anos de fundação? Alguns dizem que erramos! Será?

 

A notinha que publicamos ontem “Itaporanga/SP 171 anos de fundação: devido ao tempo, Feira será no Recinto de Festas”, foi motivo de contestação. Algumas professoras de Educação Infantil e de Fundamental, em sala de aula asseguraram aos alunos que o ItapoNews errou e que o correto seria 172 anos.

Sem problemas, afinal qualquer um pode errar principalmente em datas e números, mas, antes, vamos lá com algumas considerações para que você mesmo (a) tire as suas conclusões.

Pois bem, Itaporanga é uma das poucas cidades brasileiras que tem uma história de fundação muito rica em detalhes, registrada no diário de bordo de João da Silva Machado, o Barão de Antonina, dono da sesmaria na época, que inclusive era um dos integrantes da comitiva que acompanhava o Frei Pacífico de Montefalco, fundador de Itaporanga/SP. No dia 21, data de fundação, publicaremos a história toda.

Nessa história, registrada no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e Arquivo do Estado, consta que Itaporanga foi fundada às 9 horas da manhã de 21.08.1845.

Então, alguém ou alguma coisa já nasce com um ano de vida? Claro que não!

Por exemplo: o aniversário de 1 ano do seu filho é comemorado somente depois de 12 meses, quando então completa o 1º aninho de vida, não é mesmo?

E, na medida do tempo, não se deve levar em conta o que ainda não completou, sejam milênio, século, ano, mês ou dia!

Então, dentro de uma lógica faça as contas: Itaporanga nasceu no dia 21 de agosto de 1845, às 9 hora. Com isso, Itaporanga tem hoje 18/08/2017, exatamente 171 anos, e só terá 172 anos a partir das 9 horas da próxima segunda-feira, 21 de agosto de 2017.

Essa foi a maneira que achamos coerente para determinar 171 anos de fundação. Mas, caso nos provem o contrário, faremos a devida correção.

Notícias relacionadas

5 Comentários
mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Eduardo Alves Munhoz
Carlos Eduardo Alves Munhoz
19 de agosto de 2017 13:22

Boa tarde, primeiramente peço desculpas por fazer parte do comentário, também sou fã do ITAPONEWS e respeito a opinião de todos, percebo que a comemoração foi feita antecipada somente 3 (três) dias antes da data oficial, portanto entendo que dia 21/08/2017 nossa querida ITAPORANGA completará seus 172 anos, por favor, me corrija caso esteja enganado, tenham todos um excelente final de semana e que DEUS abençoe a todos!

João Batista Ribeiro Junior
João Batista Ribeiro Junior
19 de agosto de 2017 11:12

-Bom dia. Desde já, obrigado pela atenção! Concordo plenamente com o pensamento desta matéria.
Deixemos para comemorar os 172 anos, que segundo a matéria se dará a partir das 9 horas da próxima segunda-feira, 21 de agosto de 2017, ano que vem! Entendi plenamente que a Feira Cultural, Artesanal, Gastronômica e Turística é em comemoração aos 171 ANOS. Obrigado e desculpe-me pela inconveniência. Um abraço.

João Batista Ribeiro Junior
João Batista Ribeiro Junior
18 de agosto de 2017 19:13

-Boa tarde! Primeiramente… Parabéns pelas matérias comprometidas com a verdade, informação e divulgação. Sou fã do Itaponews!
Gostaria que esclarecesse uma dúvida! A Feira Cultural, Artesanal, Gastronômica e Turística, é em comemoração aos 171 ou 172 anos da fundação do municipio? Desde já, obrigado!