Itaporanguense José Mendes Sobrinho, veterano de 32 – MMDC

Por Antonio Levi Mendes – O veterano de 32, JOSÉ MENDES SOBRINHO, nasceu em Itaporanga-SP, no dia 17 de junho de 1906. Filho de JOAQUIM EUPHRÁSIO MENDES e MARIA ANGELINA DE ALMEIDA, enteado de MARIA AUGUSTA MENDES (Maria Augusta da Chácara da Campina) e irmão dos saudosos Sgtº GILBERTO ANTONIO MENDES (Toninho Soldado), Cabo ARNALDO SEBASTIÃO MENDES, Sgtº FERNANDO MENDES, Ten. PAULO MENDES, Agropecuarista OLIVÉRIO E. MENDES (Nenê da Chácara), Servidor GABRIEL MENDES SOBRINHO (Bieco), Prof.ª ROSALINA MENDES, dona JOANA MENDES GRANERO, dona ANGELINA MENDES, Prof.ª ZULMIRA MENDES MESQUITA (Tica).

Viveu a infância e início adolescência no sítio da família no bairro Pau’Dalho e a juventude nas cidades de Itaporanga – SP e de Taquarituba – SP.

Na vida adulta, mudou-se para a Capital Paulista, a partir de onde iniciou sua participação nas Guerras Civis de 1930 e 1932, na defesa da Constituição da República e dos ideais democráticos.

Na de 1932, combateu em todas as frentes do Setor Norte (Vale do Paraíba), onde foi ferido por uma granada e internado para tratamento no hospital do município de Cruzeiro (SP).

Depois da alta médica, foi promovido a 1º Sargento de Reserva e transferido para o Setor Sul – Itapetininga – SP – no posto de suboficial.

Escreveu o Diário de Guerra e o poema à Bandeira Paulista, e, em 28/09/1963, por intermédio do decreto nº 40.087, de 14/05/1962, do Governo do Estado de São Paulo, recebeu a MEDALHA “M.M.D.C.” por sua participação no Movimento Constitucionalista.

Após o conflito armado de 32, o Suboficial itaporanguense ingressou no Instituto Brasileiro do Café (IBC), no qual exerceu, por muitos anos, o cobiçado e sofisticado cargo de “Classificador e Degustador de Café”.

Em uma de suas viagens a trabalho pelo interior do estado de Minas Gerais, conheceu e se casou com a bela jovem mineira MARIA JUDITH MAIA MENDES (falecida), da tradicional família Martins Maia de Montes Claros – MG, principal centro urbano do norte de Minas.

O casal teve três filhos MARIA ANGELINA MAIA MENDES, MARIA ALICE MAIA MENDES (falecida) e JOSÉ QUINTILIANO MAIA MENDES.

Ele faleceu em São Paulo (SP), na Avenida Rio Branco nº 753, apartamento 32, no dia 24 de março de 1981, aos 75 anos de idade incompletos, e seu corpo está sepultado no CEMITÉRIO MUNICIPAL DE ITAPORANGA (SP) JOÃO PAULO II.

Em julho de 2019, por ocasião da exposição sobre a “Revolução Constitucionalista de 1932” realizada pela Associação de Desenvolvimento Humano, o Advogado Público Federal e historiador itaporanguense Antonio Levi Mendes conseguiu contato com a filha dele, dona Maria Angelina, e com neta Raquel Mendes Maia, Oficial Cartorária em Araçuaí – MG, e, desde então, estão a levantar informações, fotografias e histórias do ilustre itaporanguense José Mendes Sobrinho, o qual não mediu esforços em participar da vida política de seu País, mesmo em momentos tão difíceis para o exercício da cidadania brasileira.

Notícias relacionadas