Itararé começa elaborar o Plano Local de Habitação de Interesse Social

Numa reunião realizada na Secretaria Municipal de Habitação e Meio Ambiente na tarde do último dia 08 de agosto, foi apresentado o PLHIS – Plano Local de Habitação de Interesse Social, que é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação – SNHIS, que tem  a finalidade de 

promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo. O processo de elaboração do plano contempla três etapas: a proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação que resultam em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional.


A metodologia de implantação do PLHIS foi apresentada pelo consultor Godofredo Bulhões de Carvalho Brazzaloto e será implantada em Itararé através de sua empresa que venceu o processo licitatório.

 “A implantação deste PLHIS é de primordial importância para que o município conheça sua realidade habitacional, pois somente assim, é possível pleitear recursos junto ao Ministério das Cidades e encontrar o programa que mais se adequa a realidade de cada município. Veja, que estamos falando de município, pois este PLHIS visa também mapear a questão habitacional, tanto da zona urbana como também da zona rural”, disse Brazzaloto.

Segundo Luis Vieira Rossi, Secretário Municipal de Habitação e Meio Ambiente “o grande desafio é trazer para o domínio do município as diversas áreas desocupadas, pois a maioria delas não possui a regularização fundiária”. Mas ao mesmo tempo Rossi se vê otimista com a implantação do PLHIS, “pois em tão pouco tempo de existência desta Secretaria, estamos evoluindo e muito para toda esta regularização de terras. O PLHIS virá de encontro com tudo aquilo que planejamos, mas há a necessidade do envolvimento de toda a sociedade civil organizada para que isto aconteça”, finalizou.

Para que esta mobilização aconteça, a segunda etapa do programa de implantação do PLHIS foi marcada para o dia 19 de agosto às 10h na Câmara Municipal de Itararé com a presença de líderes da sociedade civil organizada, Prefeitura, poder Legislativo, agentes de saúde e demais representantes de comunidades. (Com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itararé)
 

Notícias relacionadas