Lucy Montoro completa 6 anos com mais de 90 mil atendimentos

No domingo, 31 de março, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Botucatu, unidade ligada ao governo do estado de São Paulo sob gestão da Famesp, completará seis anos de atuação na cidade.

O serviço responde pelo atendimento ambulatorial de pacientes complexos com deficiências incapacitantes, mas clinicamente estáveis. Coordenada por médico fisiatra, a equipe de reabilitação está preparada para a avaliação clínica e funcional de incapacidades, seguindo os protocolos clínicos da Rede Lucy Montoro.

O balanço de seis anos soma mais de 90 mil atendimentos, distribuídos em 24 mil atendimentos médicos, 67.910 atendimentos não médicos (consultas e sessões terapêuticas), a dispensação de 805 órteses, 139 próteses, 1.004 meios de locomoção, como cadeiras de rodas, por exemplo.

O Serviço possui um ambulatório de bloqueio neuroquímico onde são atendidos pacientes com espasticidade, um distúrbio frequente em quem tem lesões congênitas ou adquiridas do sistema nervoso central que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Somente neste ambulatório houve 59 aplicações de botox.

Para o diretor executivo do Serviço e presidente da Famesp, Antonio Rugolo Junior, esse balanço é motivo de orgulho porque traduz a transformação pela qual milhares de pacientes passaram neste período. “Todo o nosso trabalho é dirigido à assistência de qualidade e atestar essa qualidade no dia a dia é o que nos move a fazer mais”, destaca.

A diretora administrativa da unidade, Roberta Fiuza Ramos, ressalta o caráter essencial do Serviço de Reabilitação no restabelecimento da autoconfiança dos pacientes e todo o esforço da equipe multiprofissional para que eles se tornem cada vez mais independentes e voltem a ter autonomia na vida pessoal e profissional.

“Também é essencial a cumplicidade entre a equipe médica e multiprofissional no trabalho conjunto que fazem, discutindo as melhores condutas para cada paciente sempre com atenção à individualidade dos usuários do serviço”, salienta. “Esse trabalho em equipe no respeito às necessidades de cada paciente, incentivando a autonomia e contribuindo para terem uma vida mais independente e mais próxima do que já tiveram um dia é uma marca da reabilitação oferecida no Lucy Montoro e algo que nos orgulha muito”, conclui Roberta.

“Há seis anos, temos oferecido uma assistência humanizada, atendimentos de excelência na reabilitação física, realizados em um ambiente com estrutura de qualidade e com uma equipe multiprofissional, proporcionando um acolhimento diferenciado, resgatando o máximo do potencial funcional e da qualidade de vida de cada paciente”, completa a médica fisiatra Mirella Taba Fuzisaki, gerente médica do Lucy Montoro Botucatu.

Perfil
O Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Botucatu atende pacientes com os diagnósticos de lesão medular, lesão encefálica adquirida, doenças neurodegenerativas, doenças neuromusculares, pacientes com amputação de membros e sequelas pós Covid. E, desde 2023, o serviço também oferece reabilitação infantil para crianças com paralisia cerebral, mielomeningocele, má formação congênita de membros e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

O encaminhamento de pacientes é realizado pelas unidades de saúde por meio do sistema SIRESP (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, garantindo a assistência para todos os municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI), abrangendo 68 cidades.

Site: https://lucymontorobotucatu.famesp.org.br/

Elaine de Souza, Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp

Notícias relacionadas

Se inscreva
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments