Milhares de pessoas prestigiaram os 156 anos de Botucatu

Em uma manhã de céu azul e sem nuvens a cidade de Botucatu começou a comemoração do seu 156º aniversário na última quinta-feira (14), com uma programação de eventos bastante variada e que reuniu milhares de botucatuenses. Logo cedo, às 7 horas, no Cemitério Portal das Cruzes, o prefeito João Cury Neto acompanhado de demais autoridades, prestou homenagem ao fundador da Cidade, depositando uma coroa de flores no jazigo onde estão os restos mortais do capitão José Gomes Pinheiro.


Em seguida, às 8 horas, defronte a sede da Prefeitura, foi realizado o ato cívico em comemoração ao aniversário do Município, com a presença de diversas autoridades militares, civis, municipais e parlamentares.  No local também se encontravam duas viaturas blindadas de reconhecimento do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

O evento, que teve como oradora oficial Claudia Bassetto Jesuíno, membro da cadeira número 26 da Academia Botucatuense de Letras, contou com o acompanhamento musical da Corporação Damião Pinheiro Machado, sob a regência do maestro Carlos de Campos.

Na ocasião, o prefeito de Botucatu e diretor honorífico do TG 02-048, João Cury Neto, ainda realizou a assinatura de dois importantes convênios para a Cidade. No primeiro, o empresário José Henrique Faraldo cedeu ao Município, em forma de comodato, o uso de três quadrículos para utilização da Guarda Civil Municipal (GCM). Os novos veículos ajudarão no patrulhamento da Cidade, principalmente em áreas rurais e de preservação.

Em seguida o superintendente do Hospital das Clínicas de Botucatu, Emilio Carlos Curcelli, por meio da autarquia estabelecida com o Governo do Estado e parceria da Prefeitura de Botucatu, assinou o convênio que permitirá a abertura, na próxima segunda-feira (18), do novo Pronto Socorro Adulto de
Botucatu “Dr. Virgínio Jo´se Lunardi ”, localizado na Vila Assumpção.

Após o ato cívico, a Rua Amando de Barros recebeu o desfile que contou com a participação de mais de 40 entidades e escolas do Município.

No percurso, que incluiu os quarteirões entre as praças Emílio Peduti (Bosque) e Coronel Moura (Paratodos), estavam presentes de 4 a 5 mil pessoas, segundo levantamento da Guarda Civil Municipal.

Assim como ocorreu no ano passado, o palanque das autoridades foi montado ao lado da Panificadora Pessin e as arquibancadas em frente à Praça do Paratodos. Neste ano o público que acompanhou o desfile contou com uma novidade: a cobertura para a proteção do sol.

No parte da tarde, as comemorações continuaram no Aeroporto Estadual Tancredo Neves com a realização da terceira edição do “Cruzando os Bons Ares”. A programação incluiu apresentações de paraglider, aeromodelismo, paraquedismo e grande show da Esquadrilha da Fumaça.

Na oportunidade, a empresa Auto Ônibus Botucatu, a pedido da Secretaria Municipal de Transportes, disponibilizou para a população botucatuense transporte gratuito com saída da Praça da Igreja de São Benedito.

No local do evento, a população presente contou com praça de alimentação, exposições, e brinquedos para as crianças. Segundo a equipe da Esquadrilha da Fumaça, passaram pelo local entre 15 a 20 mil pessoas.

À noite, a programação continuou na Catedral Metropolitana com a celebração da Missa em Ação de Graças pelo 156º aniversário de Botucatu. Encerrando a data com grande estilo, o cantor Daniel subiu ao palco montado no Largo da Catedral, realizando o show “Raízes” para mais de 15 mil pessoas presentes.

Apoio – A realização dos eventos em comemoração aos 156 anos de Botucatu ficou a cargo da Prefeitura da Gente de Botucatu com apoio cultural da Caixa Econômica Federal. (Da Secretaria Municipal de Comunicação)  Clique aqui para ver imagens ampliadas
 

Notícias relacionadas