Riversul: Prefeito faz a 1ª reunião de 2016 com a sua equipe

Nesta quinta feira (04), o prefeito Vicente de Paula Garcia realizou a primeira reunião da administração do ano com a sua equipe. O encontro se deu na Secretaria da Educação e contou com a presença de diretores e chefes dos departamentos e setores da Prefeitura.

Inicialmente o prefeito Vicente agradeceu a presença de todos e também pelos resultados alcançados no ano de 2015. Apesar de todas as restrições financeiras, a Prefeitura, pelo terceiro ano consecutivo conseguiu fechar suas contas em dia e realizar obras e serviços que beneficiaram a população.

Ele lembrou da conclusão da creche como um dos maiores desafios superados, das ruas lajotadas, das estradas rurais pedregulhadas, das atividades culturais e esportivas que animaram a cidade e trouxeram benefícios para o comércio local, do Serviço de Saúde mantido em nível considerado como um dos melhores da nossa região e do belo desfile de 7 de Setembro e da Assistência Social atuante em prol daqueles mais vulneráveis, dentre outras realizações.

Vicente destacou a participação de todos servidores públicos e da importância do comprometimento e boa vontade de cada um para se chegar a esse resultado.

Alguns dados da execução orçamentária de 2015 foram apresentados destacando-se a aplicação de 27,34% na Educação; FUNDEB 100% com 84,16% para pagamento do Magistério e 15,84% para outros servidores da Educação; 24,02% na Saúde e 53,39% para a folha de pagamento de pessoal.

A seguir passaram a ser tratados os assuntos relativos ao ano de 2016, último ano do atual mandato que traz restrições ainda maiores na execução financeira associada à grave crise econômica do Brasil.

No mês de janeiro o recurso recebido do Fundo de Participação dos Municípios foi 13% menor se comparado com o mesmo mês em 2015, sem considerar a inflação do período; o reajuste de 11,67% no salário mínimo que impacta, pelo menos, em 1/3 dos servidores; os efeitos das intensas chuvas do mês de janeiro que danificaram quase todas estradas rurais e pontes; o valor pago de precatórios (dívidas de administrações anteriores) praticamente dobrou devido à diminuição do prazo para pagamento, de acordo com a nova lei em vigor a partir de janeiro e as dificuldades na obtenção de recursos dos governos estadual e federal.

O prefeito enfatizou que todos esses fatores associados exigirão um esforço muito maior para o equilíbrio das contas públicas em 2016. Reforçou as recomendações para se evitar quaisquer desperdícios e despesas desnecessárias ou adiáveis, e pelo lado da receita, a Administração tem o dever legal de cobrar tudo o que é de direito da Prefeitura, além da contínua busca por recursos federal e estadual que venham a beneficiar a população.

Para finalizar, disse ainda que apesar de tudo isso, a população de Riversul pode ter a certeza que esta Administração fará todos os esforços possíveis para superar as dificuldades que vêm pela frente.

Dedicação, austeridade e responsabilidade – que já é uma marca desta Administração- estarão mais do que nunca presentes em 2016.

Notícias relacionadas