Santa Casa de Misericórdia de Itararé completou 100 anos

A Santa Casa de Misericórdia de Itararé, fundada em 14 de maio de 1914, completou seu primeiro centenário. Ela é uma instituição jurídica de natureza privada, filantrópica e sem fins lucrativos e está sob intervenção Municipal desde 2007. Nesse mesmo dia de 1914 o coronel Jordão do Canto e Silva fez a entrega das chaves da Santa Casa para o
Sr. Fructuoso Pimentel Junior, presidente da Câmara Municipal.

Foi eleita e seguir a primeira diretoria, assim composta: provedor, padre Caetano Jovino; vice-provedor, Fructuoso Pimentel Junior; tesoureiro, Rodolfo Novaes e Silva; 1º secretário, Napoleão Rolim; e 2º secretário, José Carlos de Oliveira. Seguiu-se um banquete de encerramento com música da banda “Giuseppe Verdi”.

Atualmente esta casa de saúde possui 100 leitos e 203 colaboradores e realiza atendimento em anestesiologia, clínica médica, cirurgia geral, obstetrícia, ortopedia e pediatria/neonatologia.

Mensalmente são realizados mais de 5.500 atendimentos no Pronto Socorro, 752 internações, 68 cirurgias, 30 partos normais e 51 partos cesáreas. Mais de 90% desses atendimentos são por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tudo isso é possível graças à dedicação dos colaboradores e ao apoio e parceira da Prefeitura de Itararé, representada pela prefeita Cristina Ghizzi e pelo vice-prefeito José Eduardo Ferreira.

Para Marcos Giannella, interventor, “o objetivo é a busca constante da melhoria no atendimento, tendo como base a qualidade, a ética e o respeito pelas pessoas”, conclui. (Com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Itararé)

Notícias relacionadas