Variante Delta: Estado de SP sofrerá com aumento de casos em setembro, alerta pesquisador

Em entrevista para a BandNews FM, Wallace Casa destaca que a situação é um sinal de alerta, tendo em vista o patamar ainda elevado de óbitos no estado

O aumento de casos da variante Delta no Brasil tem nos afastado cada vez mais de uma previsão sobre quando a pandemia estará sob controle no país. Além disso, a presença desta versão mais contagiosa do vírus tem suscitado a discussão sobre a necessidade da aplicação de uma terceira dose do imunizante contra a Covid-19.

Em entrevista à BandNews FM nesta quinta-feira (19), Wallace Casa, coordenador da Info Tracker – sistema de monitoramento da pandemia das universidades USP e Unesp – destaca que os dados coletados pelo grupo apontam para um aumento no número de casos de Covid-19 em meados de setembro no estado de São Paulo, impulsionado pela variante Delta. Situação similar já pode ser observada no Rio de Janeiro, atual epicentro da cepa no Brasil. “Isto é um sinal de alerta, tendo em vista que ainda temos um patamar elevado no número de óbitos no estado de São Paulo, em torno de 250 por dia”, ressalta o professor.

Wallace Casa destaca ainda que, apesar de apresentar um bom número de vacinados com a primeira dose (cerca de 70% da população de acordo com dados oficiais), a quantidade de totalmente imunizados (em torno de 30%) não representa uma cobertura vacinal adequada, uma vez que a eficácia de apenas uma dose da vacina não oferece tanta proteção contra a variante.

Apesar disso, o pesquisador salienta que a crescente onda de casos de contaminados com mutação do coronavírus, detectada pela primeira vez na Índia, só não trará uma nova explosão de mortes e internações pela doença, como já observado anteriormente, graças ao avanço da vacinação no país.

Fonte: BandNews FM

Notícias relacionadas