Varíola dos macacos nesta região: depois de Itararé, Fartura confirma o 1º caso; família está isolada

O primeiro caso nesta região foi divulgado pela Saúde de Itararé no dia 12 de julho último., e nesta quarta-feira (10/08), a Saúde de Fartura divulgou o seu 1º caso.

Em nota através da assessoria de imprensa, o município informou que a Coordenadoria de Saúde do município confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox). Trata-se de um paciente jovem e que foi infectado fora do município. A Pasta presta toda a assistência à família, que está isolada e segue sob os cuidados da equipe de enfermagem.

Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool em gel. Os cuidados, são basicamente, os mesmos utilizados contra a Covid-19.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais. Se o morador esteve com alguém infectado e apresentar sintomas, pode procurar a unidade de Saúde de sua referência.

Notícias relacionadas