4º EMAÚS Feminino: Curso de Valores Humanos e Cristãos em Itaporanga/SP

Cerca de sessenta jovens – com idades entre 18 e 26 anos – do Movimento EMAÚS da Diocese de Itapeva/SP, dos municípios de Itaporanga, Coronel Macedo, Ribeirão Branco, Itaberá e Taquarituba, seguiram no início da noite desta quinta-feira (28), da Sede da Congregação Mariana, onde se concentraram para cadastro e organização de despacho de bagagens, para o Mosteiro São José (Mosteirinho), na zona rural de Itaporanga, para participarem do 4º EMAÚS, Curso de Valores Humanos e Cristãos.

O curso, numa espécie de retiro, tem duração de quatro dias e vai da noite desta quinta-feira à noite de domingo, e nesse período as cursistas ficarão no mosteirinho, isoladas junto com monitoras, sem relógios ou celulares, e sem comunicação externa, exceto numa eventual excepcionalidade.

Segundo Júlio César, de Sorocaba, coordenador regional do curso, o objetivo, num contexto geral é o de oferecer às jovens uma oportunidade de reflexão sobre os valores humanos e cristãos.

Júlio César, coordenador
Júlio César, coordenador

Júlio conta que esse curso teve início em São Paulo, no ano de 1975. “O arcebispo da época na capital, Dom Agnelo Rossi, percebendo na comunidade católica, um distanciamento dos jovens da época nas questões humanas e cristãs, lançou um desafio para padres e leigos encontrarem um meio de tentar resgatar esses jovens, e aí surgiu o monsenhor Calazans, idealizador e criador do curso que obteve êxito, e que hoje está em praticamente todos os estados brasileiros”, disse o coordenador, que por razões da eficiência do próprio curso, preferiu não detalhar o que tanto seria tratado no referido.

 

 

 

Notícias relacionadas