Agrovia 2011 de Itapeva é aberta com palestra de ex-ministro de Agricultura

“Uma palestra corajosa, expondo números que mostram a importância da agricultura brasileira no contexto mundial”, disse o prefeito de Itapeva Luiz Cavani definindo a palestra do ex-ministro de Agricultura e coordenador de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues na abertura da 3ª edição da Agrovia – Feira de Negócios Tecnologia Agrícola e Pecuária, na manhã desta quarta-feira, dia 06 de abril, em Itapeva.

 


           


Além de afirmar que é preciso repensar o código florestal brasileiro, Roberto Rodrigues avisou que o país precisa se preparar para dobrar a produção de alimentos nas próximas quatro décadas. “Não é um desafio trivial, mas é o que o mundo espera da gente”, disse Rodrigues.

Ex-ministro Roberto Rodrigues

A palestra foi assistida por produtores rurais e profissionais da área, além de autoridades de toda a região, que em seguida acompanharam a abertura oficial do evento.

Durante a cerimônia, a feira foi elogiada pelo assessor especial do Governo do Estado de São Paulo, Frederico D’Ávila, que representava o governador Geraldo Alkmin. “Essa feira mostra todo o potencial do Sudoeste Paulista, que está em franco desenvolvimento”, disse. O coordenador da Cati de Campinas, José Luiz Fontes, que representou a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, também falou da importância da Agrovia para o Estado e destacou que esse trabalho deve permanecer em anos seguintes.

O prefeito de Itapeva Luiz Cavani também elogiou o trabalho desempenhado pela Agrovia. “Quando o Jorge Maluf (proprietário da Fazenda São Paulo) teve a ideia de criar a Agrovia, foi para mostrar o quanto essa região produz. E aqui se produz com tecnologia e sustentabilidade. Essa feira vem crescendo qualitativamente e qualitativamente”, disse o prefeito.

Segundo Grace Caribé, da Live&Motion, empresa responsável pela organização do evento, esse ano a Agrovia 2011 trouxe melhorias como a nova planta, desenhada para aproveitar melhor os 145 mil2 de área do recinto Edmundo Maluf, onde a feira  é realizada. A Agrovia também conta com mais ruas, estacionamento mais amplo,  novas entradas e  avenidas periféricas para melhor acesso do público, dos expositores e das máquinas pesadas e tratores. Novos pavilhões também abrigam exposição de animais,  torneio leiteiro e julgamento de gado nelore ranqueado.

A Agrovia tem como prioridade o conteúdo técnico e transferência de novas tecnologias para preparar o produtor / agricultor da região para o crescimento do setor. Oferece ainda aos seus visitantes uma agenda de eventos paralelos às exposições que inclui palestras técnicas com professores e autoridades ligadas ao agronegócio, como a realizada pelo Sebrae, com o tema “Gestão no Agronegócio”. Ministrada pelo palestrante Alexander Terra Antunes, a palestra garantiu dicas de como aumentar os lucros com o agronegócio.

Secretário de Agricultura Cassiano Tóffoli e Lia Lufty, do Consad

O evento segue até o próximo sábado, dia 09 de abril. Em relação à edição do ano passado, que gerou R$ 60 milhões, a organização espera um aumento de 30% nos negócios movidos pelos 200 expositores. Confira abaixo as próximas palestras que serão realizadas na Agrovia 2011:

 

07. Abril

10h –  Crédito e Subvenção Rural, com Katia Giannini / FEAP – SAA

15h – Cooperativismo Agropecuário e Oportunidade de Crédito, com Antonio Pedro P. Junior e Gil Agrela / OCESP e SESCOOP

08. Abril

10h – Certificação de produtos agropecuários Glaucia Prates /UNESP

15h – Agricultura de Baixo Carbono – Agricultura Sustentável, com Augusto Luis Billi / Superintendência do Ministério da Agricultura e Abastecimento

09. Abril

10h – Acasalamento e avaliação de prova de touros para inseminação, com Ângelo Robert Netto

15h – Projeto de Microbacia Hidrográfica – Acesso ao Mercado, com  João Brunelli Junior / CATI – SP

Serviço:

AGROVIA 2011

De 06 a 09 de abril de 2011

Hora: das 09h às 17h

Local: Fazenda São Paulo

Tel.: (15) 3534-7250

Rodovia Faustino Daniel da Silva km 04

Itapeva – São Paulo

Site: www.agroviasp.com.br

ESTACIONAMENTO E ENTRADA: GRATUITOS

 

Realização: Fazenda São Paulo

Co-realização: Prefeitura de Itapeva

Produção: Live&Motion (11) 3845-7303

Patrocínio: Sebrae, Bradesco e Banco do Brasil.

Apoio: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Prefeitura Municipal de Taquarivaí, Sociedade Rural Brasileira, Canal Rural, PR Internet, CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, APTA – Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegocios, Sabesp. (Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva)

Notícias relacionadas