Alunos de escolas municipais de Itapeva são premiados em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Medalhistas com professores, diretores e coordenadores de suas escolas Denise, medalhista de bronze, com a coordenadora Cibele e professora DeniseMaria Angela, professora da EM Prof Ivis Piedade com os medalhistas Guilherme (bronze), Lucas (bronze) e Marcione (prata)Medalhista da EM Raphael Fabri Giovanni, Isabella e Thalia com a professora Regina e coordenadora Angela

No total, foram conquistadas uma medalha de ouro, sete de prata e 15 de bronze – Vinte e três. Este foi o total de estudantes do sistema municipal de ensino de Itapeva premiados neste ano na XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Medalhistas da EM Carlinda com a diretora Maria José Rolim e o coordenador SuedMedalhistas de bronze da EM João  Gilberto, Franciele e Ana Carolina com a diretora da escola, Maria HelenaMedalhistas de OBA da EM Newton José  Augusto (Prata) e Natália (bronze) com a professora ErildesNatália, professora da EM Franco Montoro com a medalhista de ouro, DéboraRichard, medalha de bronze da EM Antonio Maisano com a professora Neuzeli e a diretora Ana Claudia

Débora Godoy, da EM Franco Montoro, trouxe o ouro. Edinan Gonçalves, Bianca Thalia Melo e Andressa Gonçalves, da EM Carlinda Gomes Rolim junto aos colegas das EM Profª Ivis Piedade, Marcione Macedo; EM Franco Montoro, Evelyn Euzebio; EM Newton de Moura Muzel, José Augusto Rodrigues e EM Raphael Fabri Netto, Thalia do Amaral Santos ficaram com a prata. O bronze foi conquistado pelos alunos Elisangela Ferreira, Jonas Ramos, Peterson Nascimento, Lucas Nicolau e Flavia Mariane (EM Carlinda);Guilherme Almeida, Lucas Silva e Igor Melo (EM Profª Ivis); Natalia Costa (EM Newton); Franciele Costa e Ana Carolina Galvão (EM Prof. João Gilberto); Denise Lisboa (EM Dom Silvio); Richard Oliveira (EM Antonio Maisano) e Isabella Lima e Giovanni Méllo (EM Raphael Fabri).
 
A prova foi realizada em maio por alunos de 5ª a 8ª séries de 13 escolas municipais. Ao todo, cerca de 1.500 alunos participaram da atividade.
 
Há seis anos o município de Itapeva inscreve os alunos no concurso e sempre conquista medalhas. No ano passado, 10 alunos foram premiados.
 
De acordo com a Assistente Técnico Pedagógico – ATP de Ciências, Dylmara Florêncio Marto,  a participação dos estudantes neste tipo de Olimpíada é um estímulo a Iniciação Científica, ao conhecimento sobre o assunto e a descobrir novos talentos.
 
“Parabéns aos alunos, professores e a equipe gestora. Aceitando e acreditando em novos desafios, somos todos vencedores”, declarou.
 
O que é a OBA – A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ocorre todo ano e é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobras Furnas. É um evento aberto a participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o final do ensino médio.

A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo. Ao final da OBA, todos os estudantes recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

Este ano, mais de 800 mil estudantes e 64 mil professores participaram da Olimpíada em todo o Brasil.
Para 2012, a XV OBA está marcada para ocorrer no dia 11 de maio. (Alene Santos, da Assessoria de imprensa da Secretaria de Educação de Itapeva)

Notícias relacionadas