(Do Jornal Sudoeste Paulista) – Os assentados do Banco da Terra de Coronel Macedo renegociaram a dívida junto à Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) e Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). O encontro, realizado dia 4, com os assentados e representantes dos órgãos ligados ao MDA e ao Estado, aconteceu na propriedade de Antônio Meira (Ticão) e resultou na renegociação da dívida fundiária dos agricultores familiares macedenses. Estiveram presentes Chico Feitosa (Itesp), Paula Bagdal (UNISOL Brasil – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) e Júnior Aranha (MDA), além do secretário de Agricultura de Coronel, Roque Garcia e do vereador Téo Garcia.
Segundo o secretário de Agricultura, Roque, os produtores não alcançaram bons resultados com a plantação devido à falta de acompanhamento técnico, o que de acordo com Garcia, também já foi resolvido e a partir do ano de 2015, os produtores assentados contarão com acompanhamento de técnicos. Desta forma, as atividades ligadas as plasticultura deverão render mais lucros aos pequenos produtores.
Roque contou que o forte da produção em Coronel Macedo, gira em torno dos hortifrútis. “Sem o acompanhamento de técnicos, os produtores não conseguiram êxito com a plantação neste ano e não quitaram as parcelas das dívidas com a terra, por isso nos engajamos na luta para ajuda-los a regularizar a situação”, explica Garcia.
NOVO ASSENTAMENTO – O secretário divulgou também que o município de Coronel Macedo foi beneficiado com três milhões de reais que serão investidos na aquisição de terras para assentar mais famílias. O recurso liberado pelo Governo Federal consiste em beneficiar com 80 mil reais cada família que será assentada. Elas pagarão em 17 anos. “Estamos à procura de terras para aquisição e divisão para o assentamento”, contou Roque. Em Coronel Macedo, são 18 famílias assentadas, no Bairro Domingues e São Bernardo. Anualmente elas devem pagar R$ 2.600 pelas terras e se pagarem até a data definida em negociação tem desconto de 40% na quitação da parcela.
ENCONTRO EM ITAPEVA – Roque contou ainda que junto com o representante da Associação de Produtores Rurais, Antonio Meira (Ticão), esteve num encontro do Consad (Consórcio Nacional de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local), em Itapeva, onde estava também Neri Geller, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Lá foi definido que técnicos do MDA acompanharão os produtores da região a partir de 2015. Representantes do Consad – Sudoeste Paulista e representantes das Associações de Produtores.
LINHAS DE CRÉDITO – O secretário Roque Garcia contou também que esteve na Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (Area) em Avaré, durante a semana, para conhecer as novas linhas de créditos, ofertadas pelo Banco do Brasil aos produtores. Os benefícios contemplam principalmente produtores ligados ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural).