Avaré: restaurado, Relógio do Sol será reinaugurado no dia 15

Relógio do Sol em Avaré, do escultor Fausto MazzolaAs obras de restauração do Relógio do Sol na Praça Juca Novaes(1958), cujo projeto engloba também a revitalização da Praça Brasil-Japão e implantação de um boulevard na Rua Major Vitoriano (inaugurados no ano passado), foram concluídas. O projeto urbanístico, de autoria do arquiteto Fernando José Custódio, foi aprovado pelo Departamento de Apoio ao

Desenvolvimento das Estâncias (DADE) e a restauração será para preservar o patrimônio cultural avareense, conforme encomenda do Departamento de Proteção ao Patrimônio Histórico e Artístico do município.

Presente da Colônia Japonesa para o povo avareense, o Relógio de Sol – primeira instalação do escultor Fausto Mazzola no cenário urbano – foi inaugurado em 1958 – marcando em Avaré o cinqüentenário da Imigração Japonesa. Em 2005, infelizmente, sofreu intervenções descabidas por parte da administração anterior, ficando completamente descaracterizado. A reinauguração do Relógio do Sol está prevista para o dia 15, às 10h00.
Marco da Imigração Japonesa

Oferta dos imigrantes japoneses em sinal de gratidão por sua acolhida no município, o Relógio de Sol simbolicamente foi entregue ao prefeito Paulo Araújo Novaes no dia 18 de junho de 1958, durante os festejos jubilares no Centro Avareense. Ao receber a doação, ele confiou sua execução à genialidade de Mazzola.

Meses depois, a obra, instalada num espelho d’água, em forma circular com imagens em alto relevo representando aspectos da cultura nipônica, adornou os jardins do centro histórico da cidade.

O monumento reverenciou também a visita do príncipe Takahito Mikasa, irmão do imperador Hiroito. Catedrático, poeta e militar, o membro da corte japonesa encontrou-se com a colônia nipônicaem São Pauloe no Rio de Janeiro.
Um grupo de japoneses valorosos se mobilizou para que a obra artística se tornasse um dos pontos atrativos de Avaré.

Seus nomes merecem ser lembrados: Naoyuki Nakagawa, Sanji Nihonmatsu, Fukuji Nishiyama, Tokutaro Takeda, Hirata Mitsuru, Massaji Iyda, Wasaku Etó, Jorge Suyama, Matsutake Hirata, Shozo Murakoshi, Minematsu Otani, Guempei Ikegami e Vitorino Hashimoto. (Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Avaré)

Notícias relacionadas