Avaré sedia a SP Interlactea 2013

DSCN3626DSCN3630DSCN3640DSCN3641

inicialMinermais Nutrição AnimalTorneios leiteiros acontecem durante a semana; O último deles, da raça Girolando, tem sua final marcada para a próxima sexta-feira – Tiveram início, nesta segunda-feira(11), os torneios leiteiros agendados para a SP Interlactea 2013 – Exposição

Internacional do Agronegócio do Leite. Ao todo, cinco raças abrirão espaço, até o final desta semana, para que exemplares disputem entre si os prêmios para as maiores produtividades.

De forma geral, os torneios leiteiros são disputas em que os criadores inscrevem seus principais espécimes para valorização no mercado do agronegócio. Os animais concorrentes permanecem, de três a quatro dias, confinados e sob fiscalização rígida para a realização de apenas três ordenhas diárias. Todo leite retirado é pesado para descoberta dos exemplares mais produtivos.

Uma das primeiras raças a abrir disputa foi a Jersey. Segundo a superintendente da associação de criadores, Giselda Moraes Mendonça, o grupo está representado na SP Interlactea 2013 por 18 criadores vindos de todas as partes do país. Aproximadamente 220 animais participam da mostra. “Aqui está exposta a elite do Jersey do país, pois estamos realizando, durante a feira, nossa 32ª exposição nacional, a exposição mais importante por possibilitar grande valorização dos vencedores”, destacou a criadora. Segundo informações, os vencedores das etapas anteriores da mostra foram comercializados por até R$60 mil.

Além do Jersey, também estão sendo realizadas as disputas leiteiras das raças Gir Leiteiro, Simental, Sindi e Girolando: a última citada, com a mais longa duração vista na SP Interlactea 2013, também fechará o ciclo geral dos torneios durante a tarde da próxima sexta-feira, 15 de novembro.

Mais de 1.000 animais participam da SP Interlactea 2013, que acontece, neste ano, no Parque Fernando Cruz Pimentel, em Avaré e é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e do Sindicato Rural de Avaré, com patrocínio da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Senar, Sebrae/SP, Leffers Agropecuária e GEA Farm Tecnologies. (Da assessoria de imprensa da Interlactea)

Notícias relacionadas