Botucatu recebe espetáculo flamenco de O Luceros

Luceros_FerragutiNo próximo domingo (17) será realizado no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”, das 15 às 17 horas, o workshop de dança flamenca com o Grupo Luceros Arte Flamenco. A atividade, que é viabilizada por meio do Programa de Ação Cultural (PROAC), será gratuita e direcionada para bailarinos profissionais, estudantes de dança e interessados.

A oficina será dividida em duas partes. A primeira irá desenvolver a técnica corporal utilizada no flamenco, constituída por trabalhos de braços, mãos e giros. A segunda parte será voltada para a musicalidade, com foco no sapateado, trabalho de palmas, percussão corporal e divisões rítmicas flamencas comparadas às divisões rítmicas brasileiras.

A aula será ministrada pelos bailarinos do grupo Alessandra Kalaf, André Pimentel e Priscila Grassi. Os interessados podem realizar suas inscrições no Teatro Municipal, das 8 às 17 horas.

Espetáculo à noite – o Grupo Luceros Arte e Flamenco fará uma apresentação, também no dia 17, às 20 horas, no próprio Teatro Municipal. Os ingressos serão vendidos a um preço popular de R$ 5.

O show de dança, contemplado pelo edital PROAC 2011, traz em sua bagagem a profundidade do flamenco e a leveza dos ritmos brasileiros. O projeto conta com excelentes músicos sob a coordenação do acordeonista Toninho Ferragutti, cuja música faz os bailarinos agirem como brasileiros que amam a dança espanhola.

A direção e concepção cênica são assinadas pela premiada diretora, coreógrafa, dançarina e atriz Clarisse Abujamra. O espetáculo trabalha temas relativos à história humana, como a perda, a solidão, a dor da separação, amores impossíveis, paixões, casamentos, relações com a natureza, entre outros.

O grupo – O Luceros surgiu a partir da união de bailarinos formados em dança flamenca, com incursões em outras áreas como ballet clássico e dança contemporânea, que se utilizam da versatilidade de formas para expressar as diferentes linguagens através da dança.

A companhia possui uma trajetória de 10 anos e segue uma rotina de apresentações em festivais estaduais e nacionais, teatros e casas de espetáculos em São Paulo. Entre os shows, estão os do Circuito Cultural Paulista e os da Virada Cultural, com o espetáculo “Yendo”, além do “Festival Internacional de Flamenco de São José dos Campos”, no qual atuou como grupo convidado ao lado do bailarino espanhol Davi Paniagua.
Atualmente, o grupo tem estado em cartaz com performances variadas em casas de show de São Paulo, como “Café Piu-Piu” e “Tapas”, onde cumpriu uma temporada de apresentações de sete meses consecutivos.

Serviço
Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”
Praça Coronel Moura, nº 27 – Centro
Telefone: 3882-9004

Notícias relacionadas