Cevap/Unesp chega ao seu Jubileu de Prata como um centro de referência em pesquisas de alta tecnologia

Cevap/Unesp chega ao seu Jubileu de Prata como um centro de referência em pesquisas de alta tecnologia

Na dia 19 de abril, foi realizada uma cerimônia solene e festiva, com a presença do pró-reitor de Pesquisa da Unesp, professor Carlos Frederico de Oliveira Graeffi. Na mesma ocasião, aconteceu a posse da nova coordenadoria do Cevap

Ao comemorar seu Jubileu de Prata, o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap), da Unesp – Câmpus de Botucatu, tem motivos de sobra para se orgulhar de sua história, recheada de lutas e conquistas acumuladas nos últimos 25 anos. Porém, não é só isso. Com foco em um futuro promissor, está muito perto de iniciar a construção da sua Fábrica de Lotes Pilotos de Biomedicamentos para Ensaios Clínicos. Em seu currículo, ainda estão o desenvolvimento do Selante de Fibrina (em estudos clínicos – fase 2) e do Soro Antiapílico (em fase final de estudos clínicos de segurança), que foram incluídos na lista de 2017 do Ministério da Saúde sobre produtos farmacêuticos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), condição que foi estendida para 2018, devido à confiança conquistada junto ao governo federal.

Na dia 19 de abril, foi realizada uma cerimônia solene e festiva em um salão de festas de Botucatu, com a presença do pró-reitor de Pesquisa da Unesp, professor Carlos Frederico de Oliveira Graeff, que representou o reitor, professor Sandro Roberto Valentini. Na mesma ocasião, aconteceu a posse da nova coordenadoria do Cevap. Os professores Rui Seabra Ferreira Júnior e Ricardo de Oliveira Orsi, que eram até então coordenador e vice-coordenador executivos do Centro, deixam os cargos, que agora passam a ser ocupados pelos professores Benedito Barraviera e Ary Fernandes Júnior, respectivamente.

Ainda na comemoração também estiveram presentes os professores Maria Cristina Pereira Lima, vice-diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), representando o diretor, professor Pasqual Barretti; Celso Antonio Rodrigues, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/Unesp (FMVZ); Cesar Martins, diretor do Instituto de Biociências/Unesp (IB); Carlos Frederico Wilcken, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas/Unesp (FCA) e o Dr. André Spadaro, secretário de Saúde de Botucatu, que representou o prefeito Mário Pardini.

Carlos Frederico de Oliveira Graeff, pró-reitor de Pesquisa da Unesp, comentou que estava duplamente orgulhoso por estar presente nas festividades do Jubileu de Prata do Cevap. “Esse é um dos poucos exemplos de sucesso verdadeiro que a Unesp leva até a sociedade. Destaco a ousadia do professor Barraviera, na construção de uma nova estrutura para servir de unidade complementar, o que mostra que foi um acerto da Universidade no passado. É um centro que engloba ciência de alta qualidade, com clara produção tecnológica que alcança a sociedade, além de todo o conhecimento que foi gerado, o que reconhecemos ser muito importante”, declarou.

Prefeitura de Botucatu – Dr. André Spadaro, secretário de Saúde de Botucatu, destacou pioneirismo e inovação como marcas registradas do Cevap, que fizeram dele a unidade referência que é atualmente. “Por isso, transmito as congratulações do prefeito Pardini a todos os profissionais envolvidos nesse projeto”, disse.

FCA – Carlos Frederico Wilcken, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas/Unesp (FCA), destacou que a estrutura do Cevap oferece diversas oportunidades para alunos e pesquisadores do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. “Desejo sucesso pelos próximos 25 anos do Cevap”, sublinhou.

IB – Cesar Martins, diretor do Instituto de Biociências/Unesp (IB), classificou como “fundamental” o papel do Cevap para o IB. “Além disso, quero ressaltar o papel histórico do Cevap no contato com a sociedade. Isso traz muito valor para nossa Universidade. Parabenizo a todos os responsáveis por esse sucesso e desejo ainda mais prosperidade”, ponderou.

FMVZ – Celso Antonio Rodrigues, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/Unesp (FMVZ), salientou que o Cevap não é apenas uma “jóia” do interior do Estado de São Paulo, mas o é, também, da Unesp e de todo o Brasil, pelo trabalho que tem desempenhado nos últimos 25 anos. “Desejo que o Cevap continue sendo a nossa joia. Desejo continuidade do sucesso e estaremos juntos”, citou.

FMB – Maria Cristina Pereira Lima, vice-diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), que representou o diretor, professor Pasqual Barretti, comentou que, mesmo em tempos de crise em todo o mundo, o Cevap chega ao Jubileu de Prata com muita criatividade e cheio de propostas inovadoras. “São muitos os sonhos que estão virando projetos e obras. Só me resta torcer para que possamos comemorar os 50 anos do Cevap”, salientou.

A visão do comandante – “Otimistas dizem que fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé! Assim, a vida só pode ser compreendida, se olharmos para trás. Sempre administrado com pouco apoio institucional e com ameaças de encerramento de suas atividades por gestões passadas, o time do Cevap se mostrou forte e unido ao longo dos últimos anos para enfim alcançar a sua maturidade e espaço científico”, destacou o professor Rui Seabra, em seu discurso.

Rui ainda fez questão de ressaltar em sua fala, como importante vitória do Cevap, a criação do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica, oferecido em conjunto com a Faculdade de Medicina de Botucatu. Ele explicou que trata-se de um curso único no país, com um olhar que vai desde a prospecção de novas moléculas, passando pelos testes de validação e chegando finalmente nos ensaios clínicos. “Ou seja, é o conhecimento sendo extraído da bancada de nossos laboratórios e efetivamente evidenciando a inserção social da ciência produzida por nós”, enfatizou.

Sobre a conclusão de seu mandato, ele garantiu ter finalizado a gestão com a sensação de dever cumprido. “Desejo uma ótima gestão aos novos coordenadores, e tenham ao certo de que continuarei trabalhando para dar oportunidades aos novos alunos, da mesma maneira que eu encontrei no Cevap ao chegar”, concluiu.

O novo gestor – Professor Benedito Barraviera, novo coordenador Executivo do Cevap, disse esperar que, com o Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica prevê, daqui algumas décadas, reduzir o déficit de medicamentos no Brasil. “Agradeço, de coração, a todos que acreditam e acreditaram no nosso trabalho, bem como aos nossos alunos.

O Cevap

O Cevap foi criado em maio de 1993 como Centro – modalidade interunidade- que atua como Instituição de desenvolvimento e integração dentro da estrutura multi campi da Unesp, realizando a articulação entre o ensino, a pesquisa, a capacitação de recursos humanos e a extensão universitária sobre sua temática de atuação. De lá para cá, trabalho, esforço, dedicação e vitórias foram acumulados e o reflexo disso tem sido apresentado para o mundo por meio de fármacos inéditos que buscam solucionar problemas antigos.

Fábrica de Medicamentos para uso em Pesquisa Clínica

Para a construção da Fábrica de Medicamentos para uso em Pesquisa Clínica serão gastos cerca de R$ 12 milhões. Serão 1.470 metros quadrados, com 4 alas divididas em 2 andares. No nível superior, haverá uma ala fabril e outra de controle de qualidade. No inferior, ficarão a administração, laboratórios de pesquisa, centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Vital Brazil, administração e espaço co-working para biotech startups. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Camila Biondo Ambrozi, do Grupo Técnico de Investimento em Obras e Equipamentos da Assessoria de Planejamento e Orçamento. O Grupo também é responsável pelos projetos complementares e pela maquete eletrônica que foi apresentada no vídeo do evento.

Entre as produções da fábrica, estará o selante de fibrina, uma espécie de cola biológica, desenvolvido a partir de uma enzima presente no veneno da cascavel e uma substância presente no sangue de grandes animais, que serve para reduzir ou deter hemorragias em cirurgias cardiovasculares, hepáticas, ortopédicas e neurocirurgias. (Por Leandro Rocha (4toques comunicação)

Notícias relacionadas