Chefe da OMS admite que pandemia está longe do fim e que a narrativa de “doença leve da Ômicron” é errada e alerta para grande impacto em profissionais de saúde, já exaustos

Mundo contabilizou mais de 18 milhões de novos casos em uma semana, apesar de índice de mortes continuar estável; agência está preocupada com os impactos da variante Ômicron em sistemas de saúde já sobrecarregados.

Segundo o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, a pandemia de Covid-19 “está longe do fim”, em um momento em que o mundo contabilizou 18 milhões de novos casos na última semana.

Na quartas-feira (19) em Genebra, Tedros Ghebreyesus indicou que o total de mortes continua estável, mas que a OMS alerta para o impacto da variante Ômicron em “profissionais de saúde já exaustos e em sistemas de saúde sobrecarregados”.

Narrativa errada

Tedros afirmou que continua especialmente preocupado com os países que têm índices baixos de vacinação, já que as pessoas têm “muito mais risco de ter sintomas severos de Covid-19 e até de morrer se não estiverem imunizadas”.

O chefe da OMS ressaltou que “a narrativa de que a Ômicron causa uma doença mais leve é errada, prejudicando a resposta à pandemia e colocando em causa mais vidas”.

Tedros nota que atualmente, o vírus está circulando de “forma muito intensa, sendo que para muitos países, as próximas semanas serão cruciais”. Ele acredita que o surgimento de novas variantes é possível.

Futuro da vacinação
A OMS nota que até o momento, mais de 7 milhões de genomas de 180 países foram sequenciados e submetidos ao Gisaid, que é um mecanismo global que fornece acesso aberto a dados de genomas e foi inicialmente criado para o rastreio da gripe.

Com esses dados, novas vacinas estão sendo desenvolvidas e analisadas, com o objetivo de que mantenham a eficácia em variantes diferentes do coronavírus. Apesar desses esforços, o chefe da OMS teme que o mundo “entre em uma segunda fase, ainda mais destrutiva, de desigualdade no acesso aos imunizantes”, se não houver uma melhora na distribuição desde já.

(Do ONU NEWS)

Notícias relacionadas