Conjunto habitacional de Botucatu ganha espaços de Lazer e Cultura, e CRAS realiza passeio para famílias atendidas

Inauguração da Praça Egydio Vizotto - Foto Marco Magnoni (1)Famílias atendidas pelo CRAS das regiões norte e central encerram as atividades do ano  (1)A Prefeitura de Botucatu fez a entrega oficial, na manhã do domingo passado (11), de novos equipamentos voltados ao lazer, cultura e educação do conjunto habitacional “Antonio Delmanto” (Cohab 6), região Leste da Cidade.

Inauguração da Praça Egydio Vizotto - Foto Marco Magnoni (1)Inauguração da Praça Egydio Vizotto - Foto Marco Magnoni (2)Inauguração da Praça Egydio Vizotto - Foto Marco Magnoni (3)Inauguração da Praça Egydio Vizotto - Foto Marco Magnoni (4)Inauguração da Praça Egydio Vizotto - Foto Marco Magnoni (5)Inauguração da Praça Egydio Vizotto - Foto Marco Magnoni (6)

No Centro Comunitário do bairro, localizado na Estrada Municipal Manoel Batista Fernandes (antiga Estrada do Aracatu) nº 1.700, foram instaladas em parceria entre as Secretarias de Descentralização e Cultura uma sala de inclusão digital com quatro computadores e servidor com acesso à internet, além da biblioteca ramal 6 com aproximadamente mil livros que podem ser utilizados gratuitamente pela comunidade.

“O mundo está cada vez mais competitivo e o Poder Público tem que dar as condições para que as pessoas façam esse enfrentamento levando informação, educação e cultura a população. Agora aqueles que moram na Cohab 6 e bairros próximos poderão se valer desses dois equipamentos que ajudam nos estudos, podem ser utilizados como ferramenta de trabalho ou mesmo na elaboração de um currículo”, diz o prefeito João Cury.

Também foi inaugurada a Praça Egydio Vizotto, que fica entre a Rua Cristiano Cassemiro e Avenida Ediberto Roque Sforsin. Com investimento de pouco mais de R$ 145 mil, uma área de 4,1 mil metros quadrados foi dividida em três grandes praças: a da Criança, do Jovem e do Idoso.

A Praça da Criança inclui brinquedos como gira-gira, balanço, gangorra e escorregador que estimulam os exercícios físicos. Os jovens contam agora com pista de skate e uma quadra poliesportiva com iluminação totalmente nova. E os idosos terão à disposição a Academia da Terceira Idade, uma estação com aparelhos para atividades físicas semelhante à instalada do lado de fora do Ginásio Municipal. Na Egydio Vizotto também foram instaladas lixeiras, bancos e containers destinados à coleta seletiva.

Antes da entrega oficial, o público presente ainda pôde ouvir uma gravação de 2 de outubro de 2008, na qual João Cury Neto assumia o compromisso de naquele exato local ser construída uma área voltada ao lazer da Cohab 6.

“Agora é mais um compromisso cumprido. Praça é o lugar mais democrático da Cidade, onde vai o rico, o pobre, a criança, os jovens, os pais e o idoso. E o que temos que estimular é justamente o surgimento de espaços de convivência como este, para a população se encontrar, conversar e se divertir, porque estamos em um mundo cada vez mais isolado. Ela também não pode ser só bonitinha, tem que ser funcional e com acessibilidade. Esse é o padrão de praça que a Prefeitura tem feito, que atinge diretamente as pessoas”, argumenta o Chefe do Executivo Municipal.

Dorival Samuel Pedroso, vice-presidente da Associação de Moradores da Cohab 6, diz que a praça era reivindicada há pelo menos oito anos. “Antigamente aqui servia como estacionamento de ônibus e tinha muito mato mesmo. Agora a autoestima da comunidade melhorou muito. Tem até pessoas de outros bairros que já estão vindo fazer exercício na academia de nossa praça”, garante.

Neste ano, a população da região Leste havia sido contemplada com importantes intervenções viabilizadas pela Prefeitura como o recape de ruas da Cohab 2 e Jardim Peabiru e pavimentação da Estrada do Aracatu. Para 2012 a mesma região será contemplada com uma nova Unidade Básica de Saúde e 211 unidades habitacionais, que estão em construção no Comerciários.

 

CRAS Norte e Central encerram atividades com passeio a famílias atendidas

Famílias atendidas pelo CRAS das regiões norte e central encerram as atividades do ano  (2)Famílias atendidas pelo CRAS das regiões norte e central encerram as atividades do ano  (3)

As equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das regiões Norte e Central promoveram na última sexta-feira (9), como encerramento das atividades do ano, um passeio com as famílias beneficiadas do programa “Renda Cidadã”.

O grupo, formado por 20 pessoas, foi à Fazenda Lageado, onde fica o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), onde participaram de atividades de plantio sob a orientação da voluntária Camila de Aquino Tomaz, doutoranda em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu.

Durante a atividade foram dadas instruções básicas para formação de mudas de hortaliças; teoria de formação de mudas em bandeja; transplante de mudas e tratos culturais em plantas de pimenta.

A atividade foi de integração e aprendizagem para as famílias, que poderão utilizar o conhecimento adquirido para o cultivo de hortas em seu próprio lar.

Notícias relacionadas