Coronel Macedo: Notícias da semana

Entrega de agasalhos mobiliza equipes de Coronel Macedo; Estádio Vitorino Soldera é sede de Campeonato Society em Coronel; Macedenses disputam quartas de finais do Campeonato Regional do Beldará; Macedenses jogam em Fartura pela Copa Antônio Ribeiro Martin; Prazo para construção de creche em Coronel Macedo é ampliado; Coronel Macedo é beneficiado com Programa Minha Terra

Sonho da casa própria na zona rural é debatido pelo Consad em Coronel

Representantes dos municípios de Taquarituba e Itaberá estiveram em Coronel Macedo para mais um encontro promovido por representantes do Consad (Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local), Sudoeste Paulista, no dia 4 de julho, no Centro Comunitário. Na oportunidade, segundo o vereador Marco Barbosa de Lima (Marcão), foram debatidas as formas de beneficiar a população da zona rural de Coronel com a sonhada casa própria. “A cada dia que passa vai se tornando realidade”, comentou Marcão. O encontro foi liderado pelo prefeito anfitrião Edivaldo Neres de Meira.

Também foi debatida a demanda referente às propostas de apoio a infraestrutura em territórios – Proinf 2014. O Programa tem por objetivo também ampliar a qualificação à capacidade produtiva de armazenamento, transporte e comercialização dos empreendimentos da agricultura familiar, além de promover o fortalecimento dos sistemas produtivos em convivência com o semiárido, além de qualificar os serviços públicos de inspeções sanitárias, armazenamento, transporte e comercialização nos territórios rurais e da cidadania.

CONSAD SUDOESTE PAULISTA – O Consórcio Nacional de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local é um arranjo territorial institucionalmente formalizado envolvendo um número definido de Municípios que se agrupam para desenvolver ações, diagnósticos e projetos de segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento local, gerando trabalho e renda. O Consórcio é organizado em associações civis sem fins lucrativos sendo formado de 1/3 de representantes do poder público e 2/3 de representantes da sociedade civil de cada um dos municípios participantes. Fazem parte ainda do Consad Sudoeste Paulista os municípios de Itapeva, Taquarivaí, Buri, Nova Campina, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Guapiara, Ribeirão Branco, Itararé, Riversul, Itaporanga e Barão de Antonina. Os encontros foram divididos em microrregiões para facilitar o deslocamento dos representantes.

Coronel Macedo é beneficiado com Programa Minha Terra

Cerca de 400 imóveis serão regularizados através da Fundação Itesp – Sabendo dos benefícios da Fundação Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), o prefeito Edivaldo Neres de Meira, de Coronel Macedo, lutou pela implantação do Programa Minha Terra no município e na terça-feira, 8, assinou o aditamento do convênio junto ao Itesp para dar continuidade a regularização de imóveis urbanos. No total serão beneficiados 400 imóveis, sendo 80 somente no Bairro São Bernardo. A efetivação da regularização deve acontecer ainda este ano.

A Fundação Itesp realiza ações que promovem a regularização fundiária em regiões administrativas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nessas localidades o Governo do Estado de São Paulo identificou situações-problema de diferentes origens, que resultaram em conflitos fundiários, especulação com terras, exploração desmedida dos recursos naturais, indefinição dominial e conflitos pelo uso e posse da terra.

O Programa Minha Terra é executado pela Fundação Itesp. A regularização fundiária, promovida pelo Programa Minha Terra, está aliada às políticas públicas do município, visando à melhoria da comunidade atendida. Uma das ações de regularização fundiária, que é a legitimação de posses prevê que técnicos e jurídicos outorguem o domínio a ocupantes que mantém a posse dos imóveis em terras devolutas estaduais ou municipais. Segundo normas do Programa, pequenos posseiros detentores de imóveis, com comprovada posse por mais de cinco anos e sem quaisquer tipos de litígio, assim como outros requisitos na legislação vigente, estão aptos a terem reconhecido seu direito à titularidade.

Outro benefício é quanto aos trabalhos que visam dotar o município de um cadastro técnico multifinalitário, com o qual a municipalidade poderá desenvolver projetos sociais, urbanísticos e de infra-estrutura. Além de ser fundamental ao crescimento sustentável e atrair investimentos ao município, o cadastro urbano proporciona aumento da arrecadação de impostos, por meio da justa tributação, com o aumento do número de contribuintes e não, necessariamente, do valor dos tributos.

Também é identificada através do Programa Minha Terra a arrecadação de terras. As ações são voltadas para identificar, vistoriar e propor a arrecadação de áreas públicas ou a desapropriação de áreas particulares para a implantação de assentamentos da reforma agrária ou a regularização de comunidades. “Desta forma estamos lutando para melhorar a vida de toda a população macedense”, comentou Edivaldo.

Prazo para construção de creche em Coronel Macedo é ampliado

A Prefeitura de Coronel Macedo ampliou o prazo para construção de uma creche no município. O prefeito Edivaldo Neres assinou o aditamento na sede da Secretaria da Educação para prorrogação do prazo na terça-feira, 8.

A autorização para assinar o documento foi concedida devido ao atraso na obra causado pela empreiteira vencedora da licitação. No total, o engenheiro civil Afonso Lessa, informou que seriam necessários 18 meses para concluir a obra, mas até o momento cerca de 40% da construção foram finalizados.

Edivaldo pediu ao secretário adjunto da Educação, Bene e de acordo com o Termo de Aditamento, a prorrogação do prazo é necessária para a conclusão da obra, sendo necessário outros oito meses.

Segundo o prefeito, nova licitação deve ser elaborada para que outra empresa conclua a obra, sendo que o contrato deve ser rescindido com a que deveria ter entregue a obra. Para Edivaldo é de extrema importância que o prédio seja concluído o mais breve possível para ampliar o número de vagas para crianças em Coronel Macedo.

Macedenses jogam em Fartura pela Copa Antônio Ribeiro Martin

Destacando cada vez mais a dedicação ao esporte, a equipe de Coronel Macedo, estará no sábado, 12, disputando a etapa do Campeonato de Categoria de Base de Fartura.

Os jogos são válidos pela Copa Antônio Ribeiro Martin e serão disputados contra a equipe de Taguaí nas categorias sub 11, sub 13 e sub 15 a partir das 8h30, no Estádio Municipal. Os jogos são válidos pela 3ª rodada, da 1ª fase.

Macedenses disputam quartas de finais do Campeonato Regional do Beldará

A equipe Máster de Coronel Macedo segue se destacando nas competições esportivas da região e durante a semana foi divulgado pelo setor que a equipe da Categoria Sub 45 disputará as quartas de finais do Campeonato Regional do Beldará, em Taquarituba.
O jogo acontece dia 25 de julho, às 20 horas, sendo que os macedenses irão enfrentar o time Drak, de Itaí. O Campeonato Regional do Beldará é organizado pelo Esporte Clube Beldará e os jogos estão sendo realizados no Estádio Ciro de Campos, em Taquarituba.

Estádio Vitorino Soldera é sede de Campeonato Society em Coronel

No domingo, 6, foram definidos os semifinalistas do 1° Campeonato Municipal de Futebol Society de Coronel Macedo. O evento esportivo teve início dia 18 de maio, contando com a participação de oito equipes, que foram divididas em dois grupos. No grupo A esteve: Locomotiva, Benfica, Posto Macedão e Bairro do Garcia, enquanto que no Grupo B: Milionários, Vip Segurança, CME e Superação.

Os jogos deste domingo, 13, a equipe Milionários enfrenta Benfica às 9h e Locomotiva joga contra Vip Segurança, às 10h. Segundo informações do coordenador de Esportes, Balaio, os vencedores decidem o titulo no domingo seguinte de manhã. Está sendo sede do Campeonato Estádio Vitorino Soldera e a entrada é franca. A Comissão Municipal de Esportes é responsável pela organização do evento.

Entrega de agasalhos mobiliza equipes de Coronel Macedo

O Fundo Social de Solidariedade de Coronel Macedo, liderado pela presidente Marina de Jesus Oliveira, entregou milhares de agasalhos a moradores do município. A mobilização para arrecadar as peças envolveu funcionários do Fundo Social, que percorreram as ruas dos bairros urbanos de Coronel Macedo no sábado, 14 de junho.

A presidente destacou a solidariedade da população, que doou grande número de peças. Marina falou que o êxito deve-se à união da entidade social junto a Sabesp, através de Nilson Amaral, Polícia Militar, com cabos Claudinei e Batista e Polícia Civil, representada através de Geraldo Domingues.
Eles e os voluntários se emocionaram com as demonstrações de solidariedade destacadas pelos moradores, que fizeram questão de se empenhar destinando suas doações. Marina agradeceu ao empenho de Dona Neide, Naira, Cristina, Carlos Eduardo, Silmara, Éder e Dener. “Sem eles não poderíamos ter efetuado com tanto sucesso essa arrecadação e essa distribuição”, comenta e “principalmente da população, que se engajou de corpo e alma”, continuou.

Após a entrega aos moradores da zona urbana, foi a vez dos residentes no bairro São Bernardo, um dos mais populosos de Coronel Macedo, receberem as doações. “O frio está ai e as pessoas precisam de agasalhos. Nos unimos de forma solidária e compartilhamos daquilo que temos, muitas vezes sobrando, a fim de proteger nossas famílias que se encontram em situação de risco”, concluiu Marina.

Notícias relacionadas