Douglas Benini foi ao Cruzeirinho levar boas novas: Bairro recebeu certificado de premiação da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

O prefeito de Itaporanga-SP Douglas Benini e a sua equipe da Secretaria de Turismo e Cultura estiveram no Bairro Cruzeirinho no final da semana passada para parabenizar representantes da Comunidade e levar as boas notícias sobre o Caminho das Águas, que será um grande diferencial e potencial de desenvolvimento para o Bairro. Eles foram recebidos com um delicioso café tipicamente caipira e tradicional na casa da moradora Inês Jardim, que também é membro do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo.

A comunidade do bairro Cruzeirinho recebeu na semana o merecido reconhecimento pelo Governo do Estado de São Paulo. Através da Secretaria de Cultura do Estado, a Comunidade recebeu o certificado e o título de “PONTO DE CULTURA DA POLITICA NACIONAL DE CULTURA VIVA”.
Através do Projeto inscrito na plataforma da Secretaria de Cultura, como a denominação INSPIRANDO VIDAS, apresentado pela comunidade de moradores. o Bairro Cruzeirinho entra para o mapa de Cultura Brasileiro como PONTO DE CULTURA, em formato COLETIVO a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva 13.018/2014.

O Projeto foi inscrito e classificado em 2018, passou por um processo de reavaliação e por final a homologação oficialmente em 22 de outubro de 2019, publicada em Diário Oficial.

Esta certificação comprova a iniciativa promovida pelos moradores do Bairro no desenvolvimento e articulação de atividades culturais dentro da comunidade, o que contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural local e nacional.

A premiação concede ao Coletivo o valor de R$ 60.000,00 que deverão ser aplicados nas atividades já desenvolvidas com melhoria da estrutura e desenvolvimento dos projetos e promoção da Cultura Local, muito preservada pelos moradores.

Dentre as atividades apresentadas no projeto INSPIRANDO VIDAS, que o coletivo já vem desenvolvendo estão varias atividades como: A PRESERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES DO BAIRRO, COMO EVENTOS CULTURAIS (TARDE CULTURAL), EVENTOS,
TROPEIRISMO, PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E RELIGIOSO LOCAL, PRESERVAÇÃO DA CULINÁRIA CAIPIRA, RODA DE VIOLA E VIOLEIROS, ROMARIAS, ALMOÇOS COMUNITÁRIOS, AULAS DE PINTURA, BORDADO, E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL COM AS CRIANÇAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, RESGATE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS E TRADIÇÕES .

“A certificação pelo governo veio para mostrar que somos importantes naquilo que fazemos, e nossa história e tradições tem muito valor agregado, e pode fazer a diferença na vida das pessoas e de uma comunidade inteira. A união dos moradores e o trabalho voluntário conjunto fortifica o DNA do bairro”, comenta o prefeito Douglas Benini

O bairro Cruzeirinho também hoje, é ponto de passagem do recém Inaugurado CAMINHO DAS ÁGUAS (caminho de fé, peregrinação e lazer) como ponto de passagem e apoio aos romeiros e ciclistas.

A gastronomia local, o artesanato, os produtos artesanais da culinária caipira, os deliciosos pratos e produtos da terra, a simplicidade, o acolhimento e a receptividade do Bairro intensificam as características dos moradores e ainda pode gerar complemento na renda para as famílias e comunidade.

O bairro Cruzeirinho mostra que é possível mudarmos o rumo e a vida de uma comunidade inteira, através da união de todos.

“Parabéns a todos os moradores e envolvidos que batalharam para essa conquista e principalmente para o reconhecimento, que nunca percam as esperanças e continuem acreditando no potencial e união. Pois esse trabalho realmente esta INSPIRANDO VIDAS de toda uma comunidade!”, Finalizou Douglas Benini

Compartilhar

Notícias relacionadas