Educação Riversul: Programa Amigo de Valor apoia “Projeto Viver e Conviver” da Escola Oswaldo Pires de Magalhães

Escola Oswaldo Pires de Magalhães_Riversul4Desde março de 2011 a comissão técnica de diagnóstico vem coletando dados das Políticas Básicas de Proteção da Criança e do Adolescente do Município, onde foram envolvidos por meio de reuniões, o Conselho Tutelar, CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), Secretária da Saúde, Instituições de Ensino, Assistência Social, Polícia Militar, Civil e

Ministério Público, tendo como foco diagnosticar as violações de direitos da criança e do adolescente que mais ocorrem no município.

Os diagnósticos apontaram que as violações de direito com maior índice percentual decorrente que envolve a criança, são maus tratos, tanto físicos como psicológicos.

O “Projeto Viver e Conviver” que acontece na escola Oswaldo Pires de Magalhães desde 2010, foi implantado devido à necessidade de melhorar a convivência escolar e familiar, pois o alto índice de agressões tanto físicas como verbais entre os alunos era um problema escolar.

Por meio de reuniões de pais e maior participação deles no âmbito escolar, diálogo entre equipe escolar e alunos, comprometimento dos professores, funcionários e equipe gestora; oficina no contra turno de esporte, arte, dança e canto coral; viagens educativas, eventos envolvendo os pais e a comunidade e palestras educativas; a convivência escolar vem melhorando de maneira significativa.

Devido o projeto ser existente e estar alcançando seus objetivos; a comissão técnica de diagnóstico o escolheu para socializar com municípios de outros Estados e ter oportunidade de receber apoio do Programa Amigo de Valor, para sua ampliação, tanto de profissionais como encaminhamento de outras crianças que se encontram em situação de risco.

Representado pela diretora Simone, técnica de diagnóstico Talita Nascimento, membros do CMDCA e do Conselho Tutelar, o “Projeto Viver e Conviver”, foi exposto para representantes municipais de outros Estados como: Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Goiás e funcionários do banco Santander em oficinas na cidade de Atibaia S.P, nos meses de junho e dezembro.  

Com a escolha do Projeto, a escola recebeu apoio do Programa Amigo de Valor, no valor de R$ 167.000,00 reais que serão gastos em materiais como: brinquedos, livros, uniformes para aulas de judô, tatames e outros, bem como gastos de recursos humanos.

A Prefeitura Municipal continuará como contra partida mantendo os profissionais já existentes na escola, custos com a alimentação, materiais didáticos, transporte escolar e dentro outros.

Com a ampliação do Projeto as crianças permanecerão na escola em período integral, onde além das oficinas existentes, terão aulas de informática, judô, hora do brincar, hora da leitura além dos profissionais para trabalhar com as crianças e a família como: assistente social para fazer busca ativa das crianças no município que se encontra em situação de risco, ou seja, que sofrem as violações de direito, psicólogo e psicopedagogo para realizar atendimento dessas crianças e desenvolver palestras socioeducativas com os pais.  “Quando todos têm como meta mudar uma realidade; com o trabalho coletivo e parcerias em prol da criança tudo se conquista, pois o que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade”, diz a diretora Simone. (Da Escola Oswaldo)

Escola Oswaldo Pires de Magalhães_RiversulEscola Oswaldo Pires de Magalhães_Riversul1Escola Oswaldo Pires de Magalhães_Riversul2

Notícias relacionadas