Presidentes, membros dos diretórios e filiados dos partidos PPS, PV, PR, PSD e DEM se reuniram na noite desta sexta-feira, 15, para discutirem detalhes com vistas às convenções a serem realizadas no próximo dia 28, para deliberarem sobre coligações e escolhas dos candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.
Com boa presença de participantes, a mesa foi composta pelos presidentes de partidos Getúlio Guarnieri(PV), Edna Camargo(PR), prefeito Zé do Nute(PPS), Dr. José Orandir Ribeiro(PSD) e Luiz Antonio “Luizão”(DEM), e o advogado Gilberto Müller Valente que destacou pontos importantíssimos e algumas novas regras introduzidas na legislação eleitoral para serem obedecidas no pleito deste ano.
O encontro foi liderado pelo prefeito Zé do Nute(PPS), pré-candidato à reeleição, que expôs sobre a parte formal de como deverá ser o pleito e candidaturas obedecendo a legislação Eleitoral, número de candidatos e proporcionalidade homens e mulheres por partidos e dirimiu dúvidas de pré-candidatos a vereador. Ele adiantou que mais dois partidos, cujos os presidentes, membros e filiados não puderam estar presentes, passariam a integrar a base de apoio à sua pré-candidatura.
Foi esclarecido também que a Sra. Edna Camargo, presidente do PR e viúva do prefeito Hernani Camargo(falecido em março de 2009 no seu segundo mandato), tida como nome forte para ser candidata a vice de Zé do Nute nestas eleições, não poderá concorrer, em decorrência de restrição da legislação Eleitoral, pelo fato de seu falecido marido ter exercido o cargo em segundo mandato. A mesma legislação impede também que Matheus Camargo, filho de Edna e Hernani também concorra a uma vaga de vereador.
O prefeito Zé do Nute, sucede naturalmente Hernani por ter sido o seu vice-prefeito, e além disso os dois sempre trabalharam juntos e sintonizados, o que foi fundamental para a mudança do jeito de administrar o município, que acabou beneficiado com grandes investimentos, transparência e coerência na aplicação do dinheiro público, e consequentemente uma visível melhoria em todos os setores.
Ao final, Zé do Nute pediu para que os que, dos partidos presentes, tivessem intenção de se candidatar a vereador se manifestassem. 27 dos presentes deram seus nomes para análise jurídica-eleitoral e pré-candidatura. Mas esse número certamente aumentará.
Finalizando, ficou decidido que o nome do candidato a prefeito, vice-prefeito e vereadores serão escolhidos e anunciados na convenção que acontecerá provavelmente no dia 28, já que o dia 30, de acordo com o calendário eleitoral, é o último dia para realização da convenção.