Em Itararé, câmeras de segurança contribuem com prevenção de crimes

São 34 câmeras na cidade de 48.285 habitantes – A criminalidade aumenta a cada dia e com isso é preciso se valer de novas tecnologias para que a prevenção da polícia seja mais efetiva e o cidadão se sinta mais seguro ao andar pela rua. Pensando nisso a Prefeitura de Itararé instalou câmeras de segurança em pontos de maior concentração de pessoas.

Há quatro meses em funcionamento o sistema de monitoramento contribuiu com a solução de alguns crimes. Embora não exista um levantamento específico, a Guarda Civil Municipal (GCM) informou algumas situações, nas quais as imagens produzidas pelas câmeras foram essenciais para coibir ações criminosas.

A exemplo estão ocorrências de pichação, tráfico e uso de drogas na Praça da Matriz, vandalismo em patrimônio público como a quebra de luminárias das ruas e vidros das janelas da Câmara Municipal, brigas e furtos. Segundo a GCM em todas estas situações houve identificação dos infratores e as medidas policiais foram tomadas.

Além de facilitar a inibição e prevenção as câmeras têm ajudado a polícia civil a esclarecer alguns crimes, visto que com o registro por imagem é possível identificar o que foi criminoso, desastre ou acidente.

Hoje Itararé conta com 34 câmeras de segurança, sendo que 13 delas são do tipo “speed dome”, que fazem o giro em 360º e têm um sistema de zoom que alcança mais de 300 metros. As imagens captadas ficam disponíveis às autoridades por um período de 30 dias, mas podem ser gravadas em definitivo em mídias digitais.

Rua São Pedro /Rua Newton Prado; Rua São Pedro / Rua Amazonas Ribas;
Rua São Pedro / Rua Lauro Sodré (Praça São Pedro);
Rua São Pedro / Rua Itararé;
Rua São Pedro / Rua 9 de Julho;
Rua XV de Novembro / Rua Cel. Crescêncio;
Área de Lazer Miguel Jorge Fadel / Praça Vincenzo de Donno;
Rua São Pedro / Rua Antônio José Luciano de Mello;
Praça Cel. Jordão (Praça Matriz);
Terminal Rodoviário;
Rua 1º de Maio / Rua Tiradentes;
Via Paulo Ferreira (entrada da Vila Novo Horizonte e Portal Turístico);
Distrito Industrial

Notícias relacionadas