Em um ano, rodovias da região recebem investimento de R$ 100 mi em infraestrutura

Programa Intensivo Inicial preparou lote Rodovias dos Calçados, administrado pela Arteris ViaPaulista desde 2017, para grandes obras de ampliação

A Arteris ViaPaulista completou, em novembro de 2018, um ano à frente da administração do lote Rodovias dos Calçados, importante rota de escoamento industrial e logístico que interliga as regiões de Araraquara, Jaú e Itaporanga. Nesse período, R$ 100 milhões foram investidos pela empresa – integrante do Programa de Concessões do Estado de São Paulo – em obras de infraestrutura previstas no Plano Intensivo Inicial (PII), que garantiu aos usuários das rodovias SP-255 e SP-281 a trafegabilidade e a segurança necessárias para o planejamento de duplicações e instalação de dispositivos de acesso ao longo dos 285 quilômetros seja iniciado em 2019.

Todo o pavimento asfáltico foi recomposto, com correção de depressões, selagem de trincas e eliminação de degraus entre a pista e o acostamento. Corte de árvores da faixa de domínio (área sob responsabilidade da concessionária que vai das faixas de rolamento até as cercas das propriedades particulares às margens da pista), poda da vegetação, remoção de pichações, instalação e substituição de placas, pintura de faixas, desobstrução de bueiros, manutenção e instalação de defensas, elementos de drenagem e outros serviços também compuseram o projeto.

A Arteris ViaPaulista também instalou mais de 61 mil metros de cercas, recuperou e implantou 12 mil metros de dispositivos de drenagem e recuperou cinco quilômetros de defensas metálicas. Apenas de pavimento asfáltico foram mais de 36 mil metros cúbicos. “Em apenas 12 meses, entregamos à comunidade rodovias totalmente recuperadas, com as mesmas características e a qualidade já verificadas nos mais de 3 mil quilômetros concedidos ao Grupo Arteris no Brasil. Além de auxiliar na preservação da vida, caminhos mais seguros garantem o aquecimento da economia regional”, afirma Olga Cotrim, diretora-superintendente da concessionária.

Recursos operacionais gratuitos

Desde o início das operações, em novembro de 2017, os usuários já contam com ambulâncias e profissionais preparados para socorrer todos os tipos de ocorrências – foram mais de mil atendimentos até o momento. O serviço de guincho leve e pesado foi solicitado mais de 5 mil vezes, e as viaturas de inspeção de tráfego, os “olhos” da concessionária na rodovia, somam mais de 11 mil atendimentos em um ano. Esses recursos podem ser acionados pelo telefone gratuito 0800-001-1255, que também é caminho para a Ouvidoria da empresa, canal de atendimento direto do usuário com a Arteris ViaPaulista.

Mais de 200 quilômetros de duplicação

Depois de concluir o PII, a concessionária dará início a um grande projeto de ampliações. A primeira região beneficiada está entre os quilômetros 83+200m e 147+300m da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), de Araraquara a Jaú. As obras têm previsão de início para o primeiro semestre de 2019 e deverão ser concluídas em quatro anos, com aporte de R$ 338 milhões. No total, 286 quilômetros de rodovias serão duplicados em 10 anos com investimentos na ordem de R$ 1,8 bilhão, aproximadamente, considerando todas as etapas. A empresa construirá também 47 trevos em desnível (viadutos) ao longo de toda a sua malha viária.

Para promover essas melhorias e ampliar a capacidade das rodovias integrantes do trecho, a Arteris ViaPaulista recebeu aprovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o financiamento de R$ 3,64 bilhões, destinados à realização do Plano Original de Investimentos (POI) do contrato celebrado junto ao Governo do Estado de São Paulo.

Em dezembro de 2018, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) autorizou a concessionária a iniciar a operação de suas praças de pedágio, instaladas em Boa Esperança do Sul, Jaú, Botucatu, Itaí e Coronel Macedo. A cobrança deverá se iniciar nos primeiros meses de 2019.

“Administrar rodovias vai além de garantir uma infraestrutura de qualidade e fomentar a economia. Trata-se de um investimento em segurança, em preservar vidas e garantir encontros. Estamos comprometidos com a região e com os agentes públicos para dar sequência a esses resultados já tão expressivos”, conclui Marcelo Afonseca, diretor-presidente das concessionárias estaduais da Arteris.

Sobre a Arteris – A Arteris S.A. é uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil em quilômetros administrados, com mais de 3.250 km em operação. Por meio de suas nove concessionárias, a Arteris administra rodovias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, importante eixo econômico e industrial do País. A companhia é responsável pela operação de cinco concessionárias federais: Autopista Fernão Dias, Autopista Régis Bittencourt, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Fluminense. Também detém as concessionárias estaduais Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte, que atuam no interior de São Paulo. A Arteris é controlada pela espanhola Abertis e pela canadense Brookfield e mantém programas permanentes de conscientização. Em 2016, recebeu o Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito, com o Projeto Escola Arteris, programa com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. Saiba mais: www.arteris.com.br.

Sobre a Arteris ViaPaulista – A empresa administra, desde 2017, 285 quilômetros de rodovias do lote Rodovias dos Calçados, ligando Araraquara às cidades de Jaú, Avaré, Botucatu e Itaporanga, na divisa com o Paraná. A Arteris ViaPaulista permite o escoamento de uma produção agrícola e industrial diversa de 19 municípios. O contrato de concessão da empresa prevê investimentos de R$ 5 bilhões em obras e recursos operacionais durante os 30 anos de vigência. A Arteris ViaPaulista é responsável pelas rodovias SP-255 e SP-281.
(Da Assessoria de Comunicação Arteris ViaPaulista)

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Deveriam passar pra mesma concessionária aí o trecho de 6 km na divisa pr/sp entre a cidade de Barão de Antonina sp e Salto do Itararé pr que tá uma vergonha toda esburacado com verdadeiras cratera na pista causando acidentes e danos diversos em veículos que trafegam nesse trecho