Equipes do Projeto Rondon chegam a Itapeva para atuar em diversas ações

Projetos incluem ações nas áreas socioculturais, saúde, educação e cidadania – No dia 11, a equipe do Projeto RONDON chegou em Itapeva para a continuidade das atuações junto aos profissionais das diversas Secretarias Municipais  e  às comunidades  carentes. 

Este é o quarto período de atuação da equipe, que conta com 24 componentes entre professores universitários e alunos das Faculdades de Medicina do ABC, (FMABC), Pontífice Universidade Católica (PUC-SP), (Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)  e Universidade de Santo Amaro (UNISA).
   
As ações do Projeto RONDON visam aproximar os estudantes universitários da realidade que compõe o município, possibilitando o contato com comunidades carentes auxiliando na busca de soluções junto ao Poder Público. Além disso , permitem a formação de agentes multiplicadores locais   e compartilhar aspectos  importantes para a formação dos alunos e para a comunidade, num processo mútuo de aprendizagem.
   
Os projetos visam o desenvolvimento local integrado e sustentável e, por isso, tem como orientação principal o planejamento  e a realização de atividades que incentivam as comunidades a se organizarem política e coletivamente para superar a situação em que se encontram, além de despertar e descobrir suas potencialidades.
   
Os projetos propostos para o período incluem ações nas áreas sócio-culturais, saúde, educação e cidadania. Serão realizadas ainda oficinas de “Gestão Pública Participativa” para secretários municipais e funções de liderança para profissionais da área da Saúde, Ação Social e Educação e Cidadania para Guarda Municipal.
   
A equipe permanecerá alojada na EM Dom Silvio Maria Dário até o dia 19 de Janeiro, quando retornam a Sorocaba e São Paulo para as avaliações, diagnósticos e elaboração de novas propostas de trabalho , contribuindo com o desenvolvimento do município.

Capacitação de professores da rede municipal

Reunião com a secretária Vânia Páschoa

Já na segunda-feira(13), a secretária municipal da Educação, Vânia Páschoa Prado, recebeu a visita do professor Heitor Zóchio Fischer, docente e diretor de Departamento de Educação da PUC- SP para tratar de um curso de capacitação para os professores da rede municipal. 

A reunião foi acompanhada pela diretora do Departamento de Programas, Projetos Específicos e Plano Diretor da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, Eliana Corrêa Prestes, e pelos alunos e integrantes da equipe do Projeto Rondon, Lucas Augusto Ayres Ribas e Fernanda Figueiredo Cirino, além de assessores da Secretaria da Educação.

A ideia é promover o curso de “Metodologias Ativas de Ensino” ao longo do primeiro semestre deste ano. “A estratégia é inovadora, pois permite ao estudante ser o sujeito da construção do seu próprio conhecimento”, avalia a secretária da Educação.
   
Serão aplicadas as seguintes metodologias: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr), Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE)  e a Problematização.
   
O curso terá 40 horas, que serão divididas em momentos presenciais e a distância (EAD). Nos meses de janeiro e fevereiro, as ações serão planejadas PE a previsão é que o curso tenha início em março. (Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Itapeva-SP)

Notícias relacionadas