Escola pública em Bom Sucesso de Itararé (SP) recebe oficina de fotografia

Com uma unidade móvel que oferece diversas atividades interativas, a ONG ImageMagica explora com os estudantes temas de relevância em suas comunidades

A fotografia transforma as pessoas e permite que enxerguem o mundo com mais sensibilidade, unindo arte e educação na mesma ferramenta. Com o objetivo de ampliar a percepção de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental E. I. Dona Silvina, em Bom Sucesso de Itararé – SP (SP), o projeto FotoArte 2 chegará no local entre os dias 13 e 16 de setembro. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cidadania, Grupo Resinas Brasil e ONG ImageMagica por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

No mundo da fotografia

A partir das atividades disponibilizadas pelos educadores da ONG, os alunos conhecem a história da fotografia e aprendem técnicas como enquadramento, composição e ângulos. Em seguida, eles participam de uma imersão que acontece dentro do caminhão da fotografia, uma unidade móvel em que os alunos experienciam como é estar no interior de uma câmara escura. É um momento cheio de surpresas e descobertas, em que os alunos aprendem, na prática, sobre a formação da imagem e incidência da luz. Com um orifício simulando uma lente, os alunos conseguem ver, ao vivo, a imagem gerada do lado de fora do caminhão sendo projetada para dentro da cabine, exatamente como acontece dentro das câmeras fotográficas.

Valores do campo

Após conhecerem mais sobre o universo da fotografia, os participantes botam a mão na massa: cada um deles recebe um celular para, com o uso de um aplicativo, produzir uma fotografia e uma legenda sobre temas de interesse público interesse público baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre o os alunos e seu próprio cotidiano. Nesse momento, os participantes poderão enaltecer o orgulho de pertencer à sua comunidade capturando momentos e situações que valorizem a cultura do campo, trazendo um olhar único. Os professores da escola também participam das ações educativas, refletindo sobre o uso da fotografia em suas disciplinas e o poder que as imagens têm de contar histórias.

Intercâmbio De Olhares

Para que os resultados da iniciativa cheguem ainda mais longe, serão feitas exposições com as fotos produzidas pelos alunos em formato lambe-lambe, e estará aberta para a visitação de toda a comunidade, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas pelos alunos.

Protocolo de prevenção da Covid-19

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Serviço:
Datas:14, 15 e 16 de setembro
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental E. I. Dona Silvina
Endereço: R. Manoel Teixeira Fernandes, 181 – Centro, Bom Sucesso de Itararé – SP

Sobre a ImageMagica
Fundada pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. Saiba mais em: https://imm.ong/

Notícias relacionadas