“Está sendo muito mais comum a presença do homem no consultório médico”, diz médico urologista do HCFMB; prefeito de Itaberá (SP), em teste de “PodAlex” aborda com muita clareza o novembro azul

Novembro Azul tem a finalidade de conscientizar os homens em relação aos cuidados com a saúde
A saúde é o maior patrimônio do homem. Pensando na manutenção da qualidade de vida e bem-estar masculinos, o mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, neoplasia mais comum que atinge homens de todas as classes sociais.

De acordo com o médico urologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e professor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), Dr. Carlos Márcio Nóbrega de Jesus, são 64 mil novos casos por ano no Brasil. “Por ser um tipo de câncer comum, o índice de mortalidade acompanha essa freqüência”, diz.

Ainda segundo o especialista, três fatores costumam ser determinantes para o surgimento do câncer de próstata: genética, ambiente e estilo de vida (sedentarismo). “Quando a pessoa tem um parente, de 1º grau, que tem ou teve câncer de próstata, a chance de este indivíduo ter a doença é duas vezes maior que a população em geral”, pontua.

Quanto ao fator ambiental, Dr. Nóbrega explica que o ritmo de vida de uma parcela significativa da sociedade pautado por uma alimentação pobre em fibras e rica em alimentos processados ou ultraprocessados favorece o aparecimento da doença. “Há uma desestabilização das células prostáticas e isso pode alterar o DNA das células ao longo do tempo”, lembra.

Tratamento

O tratamento é variável e depende do momento em que é feita a identificação da doença. “A cura é mais fácil de ser alcançada quando o tumor está contido dentro da glândula”, lembra. Nestes casos, o urologista explica que pode haver a retirada total da próstata ou a radioterapia externa para o tratamento local.

Quando o estágio é mais avançado, “a chance de cura diminui muito, daí a importância do diagnóstico precoce”, diz o médico. Nestas situações também se recorre à radioterapia, uso de hormônios e quimioterapia. Cada caso é avaliado pelos especialistas para saber qual alternativa se deve recorrer.

Novembro Azul

A campanha anual tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e prevenção de doenças. “A conscientização do homem está acontecendo”, afirma Dr. Nóbrega.

Por se tratar de uma doença que não emite sinais no seu estágio inicial, a identificação do câncer de próstata requer a realização de dois exames que devem ser feitos anualmente.

“O exame retal digital (toque retal), que é quando o médico consegue perceber alterações na próstata, e um exame de sangue (PSA), que identifica uma proteína exclusiva da próstata. A elevação desta proteína no sangue sugere acompanhamento e talvez a realização de biópsia para fechar o diagnóstico. É importante ressaltar que o fato de o PSA estar elevado não significa necessariamente que o paciente tem câncer de próstata”, diz o especialista.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que o toque retal seja feito a partir dos 50 anos de idade, nos casos em que não existe histórico familiar. “A avaliação anual (toque retal e PSA) é necessária, pois pode haver mudanças de um ano para outro”, finaliza Dr. Nóbrega.

Prefeito de Itaberá (SP) fala sobre este importante assunto: “temos de parar com o preconceito…”

Devido a seriedade deste assunto, no “Teste PodLex” da tarde deste sábado (12), o prefeito de Itaberá (SP), Alex Lacerda abordou om muita propriedade essa questão da prevenção do câncer de próstata, incentivando os homens de 50 pra cima a fazerem os exames. “E nós homens temos de parar com esse preconceito de não querer fazer o exame de toque. Tem de fazer: seja do PSA total, do PSA livre, do exame de toque que todo mundo acha desconfortável. Alguns acham muito chato fazer esse exame de toque que não deixa de ser meio constrangedor, mas, é necessário, porque é uma forma de diagnosticar com precisão o câncer de próstata. Então façam! Se for diagnosticado logo no começo as chances de cura é muito grande”, ressaltou o prefeito itaberaense. Veja o vídeo abaixo a partir de 17:12.

Notícias relacionadas