Fim da preocupação em pontos da rodovia: combate a erosão está no final

Desde setembro do ano passado, várias erosões nas rodovias SP-255 (Rodovia Jurandir Siciliano) e na SP-281 (Rodovia Aparício Bíglia Filho), todos próximos a Itaporanga-SP vinham preocupando motoristas que transitam por essas vias de responsabilidade do Governo

do Estado. Mas depois de muitos apelos do prefeito Zé do Nute e de vários deputados, os problemas estão sendo solucionados.

Ainda no ano passado o governo paulista abriu licitação para contratação de empreiteira para executar os reparos, e em fevereiro publicou a contratação da vencedora que teria prazo até o mês de junho/2014 para conclusão, e logo em seguida as obras foram iniciadas. No total o governo investe R$ 842.690,94 para serviços de obras e contenção de aterros e acostamentos nos km 352+950, 353+500 da SP-255 (Rodovia Jurandir Siciliano) e no Km 57 da SP-281(Rodovia Aparício Bíglia Filho).

Os serviços na erosão do Km 353+500 já foram feitos, inclusive com reforços de gabiões na base da erosão e construção de canaletas no acostamento. Sobre esse ponto, a Prefeitura informou que como se trata de uma grota com vários metros de profundidade, ela está solicitando do DER a colocação também de guard rail.

No final da tarde desta quinta-feira(29) operários da construtora atuavam na erosão perigosa do Km 352+900. Segundo o encarregado da obra, apesar do tempo chuvoso há alguns dias, o serviço está dentro do prazo e naquele local também será construída canaletas para escoamento de água. Ele explicou também que devido a existência de uma mina de água, o trabalho foi um pouco mais complicado, pois foi necessário construir dreno para desviar a referida.

Depois de concluída essa a empresa passa a atuar na erosão do Km 57 da SP-281 (Rodovia Aparício Bíglia Filho) que fica bem junto do trevo de entrada da cidade, que, embora não seja vista pelos usuários, é a mais perigosa de todas. O encarregado disse que dentro de no máximo 20 dias se não houver mau tempo todas as erosões próximas de Itaporanga estarão eliminadas.

“Isso (erosões) na beira da estrada nos preocupava muito. Temíamos que num período chuvoso elas avançassem e ocorressem acidentes graves. Mas graças a Deus nada aconteceu. Em fevereiro quando saiu a contratação da empreiteira ficamos muito animados; agora, vendo os serviços sendo executados e as obras sendo concluídas estamos muito aliviados”, comentou o prefeito Zé do Nute, que aproveitou para agradecer o governador Geraldo Alckmin, o superintendente e toda a equipe do DER, bem como a todos os deputados que intercederam por Itaporanga para que o  pedido fosse atendido o mais rápido possível.

 

Notícias relacionadas