Fotos do domingo: Rancho Tapera Velha, do Donizete, no Bairro São Sebastião

O Rancho Tapera Velha, do Donizete, no Bairro São Sebastião, em Itaporanga-SP se tornou o ponto de encontro de famílias de amigos, moradores da localidade e visitantes nos domingos e também em qualquer dia da semana. O lugar, com bela paisagem fica à margem da Represa de Chavantes.

O bar é simples, tudo rústico, tem fogão a lenha, grandes panelas e churrasqueira. A casa é de quem chegar. Os que vão, levam os mantimentos e as carnes, e a comida é dividida com todos. E cada um faz a sua parte, porque não há patrão nem empregado. A única coisa que é diferente é a venda de bebidas, cervejas e refrigerantes que é só do Donizete.

O ItapoNews esteve lá neste domingo e achou o sistema do bar diferente e muito interessante, com a regra comunitária da casa.

A região do São Sebastião é muito bela, com destaque para lago pra todo lado e suas plantações de café, banana, cereais, cultivos em estufas e criação de gado. Os pés de manga com frutas maduras na árvore e esparramadas ao chão, ao longo da estrada de terra, encantam.

Nesse passeio o ItapoNews aproveitou para fotografar ninhos de guacho. Lembra da antiga frase “o seu cabelo está que nem ninho de guacho?” Para se referir a cabelo despenteado? Pois então, o tal ninho existe e foi fotografado hoje da beira da estrada numa propriedade próxima do vilarejo São Sebastião.

Guacho (Guaxo ou Guaxe) é um passarídeo da família Emberizidae (subfamília Icterinae, espécie Cacicus haemorrhous) que constrói ninhos usando gravetos trançados em torno dos ramos pendente das árvores. O pássaro é também conhecido por Japira, Japiim-do-Mato, Japim-Guaxe. (Dicionário Informal.Com.br.)

Notícias relacionadas