Itapeva tem trânsito reestruturado

A Prefeitura de Itapeva, através do Departamento Municipal de Trânsito, órgão da Secretaria Municipal de Defesa Social, está realizando diversas melhorias no trânsito de Itapeva. As mudanças vão desde a revitalização da pintura das faixas indicativas do chão até a implantação de novos semáforos. Em alguns pontos da cidade, o trânsito também foi reestruturado.

 Por Tamara Freitas e Bárbara Laranja
 A instalação de semáforos no cruzamento da Rua São Paulo com a Rua José Ermírio de Moraes e a implantação de mão única no trecho entre a Rua São Paulo e a Praça Furquim Pedroso otimizou o tempo de semáforo. Também foi colocado tempo de pedestre no semáforo próximo ao Fórum, com gradil de proteção e pintura da sinalização horizontal. A Avenida Acácio Piedade, Rua Nove de Julho e Rua Dr. Ricardo Watherly ganharam nova pintura nas faixas.

Os comerciantes e moradores da redondeza aprovaram as melhorias. “Todos os dias víamos acidentes nessa rua. Depois que colocaram o semáforo e mudaram o sentido do trânsito não aconteceu mais nenhum. Foi ótimo o que a Prefeitura fez, já estava na hora”, diz a operadora de caixa Sônia Ferreira de Lima, se referindo ao cruzamento da Rua São Paulo com a José Ermírio de Moraes.

Segundo o diretor do Demutran Luciano Barbarotti, as mudanças foram feitas para melhorar o fluxo de veículos e a diminuição de acidentes, principalmente de atropelamentos. “Vamos distribuir nas escolas e para os munícipes folders e cartazes explicativos, para educar o cidadão a se comportar como pedestre”, completa.

 As próximas ações do Demutran serão na sinalização da Rua Érico Pimentel Dias, com a retirada do estacionamento em 45 graus, passando a longitudinal, com o objetivo de alargar a rua e melhorar a segurança no cruzamento.

 

Campanha nas escolas

Com o tema “O trânsito é de todos, mas a faixa é do pedestre” a Secretaria Municipal de Defesa Social iniciou campanha de prevenção de acidentes no trânsito. O alvo da iniciativa são as crianças e jovens das escolas municipais. Dentre as orientações, a equipe da Secretaria ressalta a importância de procurar locais adequados e seguros para fazer travessias em ruas movimentadas.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social Luciano de Oliveira, a iniciativa tem o objetivo de orientar crianças e jovens quanto às práticas corretas de utilização das faixas de pedestre. “Estamos intensificando os trabalhos de prevenção e vamos começar pelas escolas. Precisamos educar os nossos jovens pedestres para que eles sejam os motoristas educados de amanhã”, diz.

O secretário ressalta ainda que a campanha também será realizada nas ruas com pedestres e motoristas. “Como estamos trabalhando por um trânsito mais seguro, devemos orientar pedestres e motoristas. Acredito que só com trabalhos de educação para o trânsito conseguiremos mudar as estatísticas”, acrescenta. Segundo Luciano, a Secretaria vai desenvolver ações educativas em vários locais de grande movimento da cidade.

Notícias relacionadas