Itaporanga dos anos 60 – Homenagem ao jogador Paraná

A partir de agora, o Itaponews passa a publicar fatos e fotos do passado itaporanguense. Esta primeira colaboração veio de Antonio Levi Mendes. Mande-nos a sua também .A data não se sabe ao certo. Mas com certeza foi na primeira gestão do prefeito João Batista Camargo de Oliveira (Joâozinho do Larico) – portanto, anos 60. A prefeitura Municipal de Itaporanga prestou uma homenagem ao jogador Ademir de Barros, o Paraná, que despontava à época. Paraná era natural do município de Cambará (PR).

 

Professor Vicente Perez do Amaral, prefeito Joãozinho, Paraná e Dr. Nelson

Na entrega do título ao Paraná: Professor Vicente Perez do Amaral, prefeito João Batista Camargo de Oliveira, Paraná e o Dr. Nelson Lamos de Oliveira

Paraná era muito amigo do médico, recém chegado na cidade, Dr. Nelson Lamos de Oliveira, conhecido por todos em Sorocaba/SP, por “Maquinão”, em razão de sua força física durante as partidas de futebol. Essa amizade dos dois se estendeu a muitos itaporanguenses e o atleta passou a visitar a cidade com freqüência.

Na época, como quase que não havia TV, a diversão dos itaporanguenses era o futebol nas tardes de domingo no “Campão” de terra batida onde hoje é o Estádio Ângelo Volpi. Bastava se falar que o Paraná estava na cidade e ia jogar, em qualquer dos times, normalmente naquele que o Dr. Nelson jogava, para que todos comparecessem ao campo.

 

(?), Hélio Rubens, Paraná, (?) e José Roberto Ferreira(Neno) . Essa foto foi tirada no pátio da antiga prefeitura, na esquina da Felipe Vita com a 7 de Setembro, onde hoje estão as lojas Dominique, Kokota e Bradesco

Se você souber quem são, passe-nos os nomes do primeiro da esquerda e do de camiseta branca, para nosso e-mail [email protected]

Internautas já identificaram:

1 – Boa noite,
As pessoas na foto publicada no Itaponews são: Antonio Claudio, Helio Rubens, Paraná, Dandão e Neno e a foto foi tirada em 25/09/1966 ! Forte Abraço, Suely e Helio Rubens Gomes. 21/7/2010 – 22:53

2 – Identifiquei o primeiro da esquerda,na 3a. foto como sendo Antonio Camargo ,filho de Da. Maria e sobrinho de Amantino Camargo. Mirtes Terezinha Mendes Pegler. 22/7/2010 – 00:24

O jovem jogador Paraná era prata do São Bentão de Sorocaba (1964), e mais tarde destacou-se muito no São Paulo Futebol Clube (ex ponta esquerda) e na Seleção Brasileira, disputou a copa da Inglaterra de 1966, juntamente com Pelé e Garrincha.

Em sua brilhante carreira, o atleta foi vice-campeão paulista em 1967, bi-campeão paulista em 1970 e 1971.

No final da carreira, passou Londrina EC e marcou o primeiro gol da estréia do Estádio Jacy Scaff, mais conhecido como Estádio do Café, na partida entre Londrina e Flamengo, em 1976.

Atualmente Paraná reside na cidade de Sorocaba/SP e é servidor público municipal.

As duas fotos pertencem a Gilberto Antonio Mendes (Toninho Soldado), policial militar aposentado e são-paulino roxo. Registram Paraná em Itaporanga para receber o título de cidadão itaporanguense.

A primeira foto, marca a entrega do título feita pelo então prefeito Joãozinho do Larico. O homenageado está ladeado pelo Professor Vicente Perez e pelo amigo Dr. Nelson.

A segunda, registra Paraná com algumas pessoas que prestigiaram o evento – da esquerda para a direita ….  ,  Hélio Rubens, Paraná, …. , Neno.

Notícias relacionadas