Itaporanga: prefeito Zé do Nute inaugura obras

O prefeito Zé do Nute, acompanhado de secretários, vereadores e familiares de homenageados realizou no dia 07, inauguração das obras de Recuperação da Avenida Santa Cruz, Reforma da Praça Juvenal Couto, Praça vereador Antonio Szygalski, Praça de Exercícios do Idoso Laura Inês Garcia de Souza e ampliação de salas de aulas Ala – Prof. Plínio Orlando de Oliveira na Escola Municipal Cel. Vicente Russo do Amaral.

 

Durante a cerimônia o prefeito ressaltou a importância dessas obras para população dos bairros beneficiados, além do reconhecimento de importantes cidadãos que emprestam seus nomes às obras.
 

A diretora da E.M Cel Vicente Russo do Amaral, Cristina Colodel, agradeceu ao prefeito pelos investimentos na educação e ressaltou o empenho dos funcionários daquela escola.
 
O evento contou também com a presença da Diretora da Escola ETEC – Taquarituba, Mariângela Álvares, da coordenadora dos cursos ETEC em Itaporanga, Emilene Gomes, quando anunciaram  a renovação do convênio com o Governo do Estado de São Paulo através do Centro Paula Souza  para o curso de Técnico de Administração. 

Itaporanga conta atualmente com uma classe descentralizada para o curso de Técnico em Administração, devendo a primeira turma se formar no final deste ano. Mariângela  também informou sobre a continuação dos cursos de formação profissional do PEQ, curso este voltado para as pessoas de menor escolaridade que queiram entrar para o mercado de trabalho, estes cursos terão uma duração de 90 dias e o aluno receberá uma bolsa-auxilio durante o período que estiver estudando.
 

A Secretaria Municipal da Educação, Jucinéia de Oliveira Lara fez questão de falar ao publico presente dos investimentos na educação municipal,  como a melhoria considerável da merenda escolar, no transporte escolar, melhoria no material didático e o mais importante, na formação do profissional da educação; na ocasião ela solicitou ao prefeito a reforma da Escola Municipal Padre Osvaldo Guedes Paulo (Prézinho), e a construção do prédio da Secretaria Municipal da Educação, que foram prontamente atendidas pelo prefeito Zé do Nute que imediatamente solicitou à Secretária Municipal de Engenharia, um levantamento das escolas municipais da zona rural.

 Ao final da cerimônia o prefeito Zé do Nute agradeceu aos familiares dos homenageados presentes, aos funcionários municipais pela dedicação na execução das obras, aos vereadores presentes, João Piá, Mauricio Chueri, Carlinhos Ambulância e ao presidente da Câmara, Manoel Donizete Pereira, bem como as coordenação e alunos do Projeto Guri e da Banda Musical Municipal, que se apresentaram durante o evento.

Praça Juvenal Couto – A praça que leva o nome de Juvenal Couto está localizada no Bairro BNH. Na cerimônia, o prefeito Zé do Nute observou que por muito tempo esse logradouro esteve esquecido, sem os cuidados necessários e que a atual administração instalou iluminação, melhoria no calçamento e realiza manutenção periódica.
 
Zé do Nute com as filhas de Juvenal Couto, Marta e Irani

JUVENAL COUTO, um senhor simples, com uma trajetória de vida marcada pela dedicação ao trabalho e a família. Cultivou muitas amizades. Prestativo, foi zelador, por quase toda a sua vida, da Escola Vicente Russo do Amaral. 
Muitos de nós que estamos aqui hoje pode relembrar com carinho do senhor Juvenal Couto, da sua simpatia e sua bondade com todos os alunos que conviveram com ele. Juvenal, nascido em 30 de setembro de 1911, foi casado com a senhora Francisca Ferreira Lúcio do Couto, com quem teve os filhos Irani, Marta e Flávio.
 
Com familiares de Antonio Szygalski "Pelicano"

Praça Antonio Szygalski, na CDHU – A atual administração, hoje comandada por Zé do Nute não teve medo de correr atrás de recursos, e com o saudoso Hernani Camargo,  o bairro CDHU recebeu investimentos como iluminação pública e pavimentação asfáltica em todas as ruas. Nesse bairro estão o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, O Centro de Lazer do Trabalhador(Recinto de Festas), e agora está recebendo a construção de um Centro Comunitário e uma edificação para desenvolvimento de costura. As obras da construção de uma grande creche está sendo retomada e em breve será concluída.

ANTONIO SZYGALSKI,  o “PELICANO”, que nasceu em 14 de outubro de 1927 chegou em Itaporanga em agosto de 1961 e estabeleceu seu comércio com serviços de torno e solda. Foi vereador de 1989 a 1992. 
Casado com a senhora Lourdes Costa Szygalski, tem os filhos José Pedro e Vera Lúcia Szygalski Andrade, as netas Graciane Szygalski Andrade Dias e Graciele Szygalski de Andrade, e os bisnetos Talles e Mateus Henrique. 
 
Com familiares de Laura Inês Garcia de Souza

Praça do Idoso Laura Inês Garcia de Souza, está localizada no Bairro Campão, em frente ao Estádio Municipal Ângelo Volpi, onde várias pessoas realizam realizam suas atividades esportivas, sejam na piscina municipal, no Ginásio de Esportes Aldrovando Antunes, no campo de futebol do próprio estádio ou simplesmente caminhadas contornando o referido, como fazia a homenageada.

Dona Laura, filha de Gonçalo Garcia e Augusta Baunguertner nasceu em Barão de Antonina no dia 10 de junho de 1943. Casada com Saturnino Correa de Souza, em 1964 mudaram-se para Itaporanga onde estabeleceram-se com comércio.
Seus filhos são Adnei, Adriano, Alessandro e Raquel Garcia Souza Coutinho Simões.

Ampliação de salas de aula da EM Cel. Vicente Russo do Amaral, que recebe a denominação de  “Ala professor Plínio Orlando de Oliveira”
 
Diretora Cristina Coladel, secretária de Educação Jucinéia de O. Lara, prefeito Zé do Nute, e os familiares de Plínio Orlando, a esposa D. Alzira e o filho Marcos Renê

Filho de Orlando Gonçalves de Oliveira Primo e Antonia Coluço de Oliveira, Plínio Orlando nasceu em 02 de novembro de 1920
Casado com a senhora Alzira Fiúza de Oliveira, tem os filhos  Marcos René de Oliveira, Solange Terezinha, Marcos Antonio de Oliveira, Dayse Terezinha, Plínio Orlando de Oliveira Fiúza, Telma e Marcos Vinícius.

Graduações: 
Habilitado para o Magistério e  Administração I e II graus pela Faculdade de Filosofia e Letras de Itapetininga e em Supervisão Escolar I e II pela Faculdade de Ciências e Letras de Avaré.

Nomeado professor em janeiro de 1947, Plínio Orlando de Oliveira lecionou em Castilhos, Tejupá, Sarapuí, Itararé e Vila União.
Na década de 60 foi diretor de escola em Coronel Macedo; na década de 70 foi diretor da Escola Cel. Vicente Russo do Amaral, aposentando-se em 1982.
Foi vereador de 1984 a 1988. Faleceu em 07 de janeiro de 2003

 

 

 

Notícias relacionadas