Itararé coleta mais de 9 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Foram atendidos 81 produtores e recolhidos 9.690 quilos de embalagens – Numa promoção da prefeitura do município, nos dias 26 e 27 de junho, das 8h às 16h, foi realizado na Associação dos Produtores Rurais de Itararé (Apri), o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas no município.

Após a devolução das embalagens, todo material foi levado para a central de recebimento de Taquarituba (SP), gerenciada pela Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp), e posteriormente será encaminhado para reciclagem ou incineração pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) – que representa as indústrias de defensivos agrícolas que têm a responsabilidade de promover a destinação ambientalmente correta das embalagens vazias.

O INPEV mantém parcerias com nove empresas recicladoras. E essas empresas recebem e reciclam as embalagens vazias conforme todos os padrões preestabelecidos de segurança, qualidade e rastreabilidade, cumprindo as normas dos órgãos ambientais e as exigências legais.

A partir da reciclagem das embalagens vazias de defensivos agrícolas, essas empresas produzem 17 diferentes produtos, em especial os de uso industrial, todos orientados e aprovados pelo INPEV. São eles: barrica de papelão, tubo para esgoto, cruzeta de poste de transmissão de energia, embalagem para óleo lubrificante, caixa de bateria automotiva, conduíte corrugado, barrica plástica para incineração, duto corrugado, tampas para embalagens de defensivos agrícolas e a própria embalagem para defensivos agrícolas, entre outros.

A ação, que tem a parceria do INPEV, é uma realização da Adiaesp e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Itararé através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.

Para obter mais informações, os produtores devem ligar para o telefone (14) 3762-2721. E-mails podem ser enviados para o endereço: [email protected] (Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itararé-SP)

Compartilhar

Notícias relacionadas