Itararé inicia a Campanha de Prevenção e Combate a Tuberculose

camptuberculose A Secretaria Municipal de Saúde de Itararé, através da Vigilância Epidemiológica (VE), realiza no mês de março a Campanha de Prevenção e Combate a Tuberculose. Toda a pessoa com tosse há mais de três semanas deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima para informações e a realização de exames. Ao contrário do que muitos…

pensam, o número de casos de problemas pulmonares e principalmente a tuberculose não é pequeno e está aumentando em muitos países.

Entre as doenças infecciosas, a tuberculose é a primeira causa de morte em pessoas acima dos cinco anos de idade.

O que é Tuberculose?

É uma doença transmissível causada por uma bactéria, conhecida como Bacilo de Koch. Ela pode causar lesões em qualquer parte do organismo humano, mas tem preferência pelos pulmões.

Como se transmite?

Quando o doente com tuberculose no pulmão, tosse, espirra ou fala.
A tuberculose não se transmite por utensílios como copos e talheres. (Nem todas as pessoas adoecem quando são contagiadas. Isso depende da capacidade de defesa do organismo).
Sintomas
– Tosse persistente,
– Emagrecimento,
– Dor no peito,
– Suores Noturnos,
– Falta de apetite,
– Cansaço fácil,
– Febre baixa, geralmente à tarde.

(Atenção: mesmo que não haja outros sintomas, a pessoa que tem tosse por mais de três semanas deve procurar um serviço de saúde o mais rápido possível)
Tratamento e Cura

O tratamento tem duração de pelo menos seis meses e mesmo que o doente se sinta melhor e pense que está curado, não pode suspendê-lo por conta própria.

Se o paciente seguir corretamente as orientações médicas, ele obtém a cura. O tratamento é sigiloso e gratuito.
Procure o serviço de saúde para maiores informações. (Da assessoria de imprensa da P.M.I)

camptuberculose

Notícias relacionadas