Médicos do HC de Botucatu preparam-se para realizar segunda cirurgia de crânio com implante

Primeiro procedimento desse tipo realizado recentemente no Hospital, em paciente de seis anos, foi considerado um sucesso – A equipe multidisciplinar do Serviço de Cirurgia de Craniofacial do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), coordenada pelo professor Aristides Augusto Palhares Neto, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e pelo Dr. Pedro T. Hamamoto, neurocirurgião do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, prepara-se para um novo desafio: realizar a segunda cirurgia de crânio com implante. Desta vez, o procedimento será realizado em um paciente adulto que teve sequelas após um acidente automobilístico.

Dr. Aristides Augusto Palhares Neto
Dr. Aristides Augusto Palhares Neto

A ação que foi realizada pela primeira vez no último dia 31 de agosto, no HCFMB, em parceria com a equipe do Centro Avançado de Desenvolvimentos de Produtos (CADEP), coordenado pelo professor Osmar Vicente Rodrigues, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, (FAAC), da Unesp – Câmpus Bauru. O implante, feito em um paciente de apenas seis anos, no centro cirúrgico do HCFMB, foi considerado um sucesso.

Primeiro implante

O implante teve como base apenas um arquivo de Tomografia Computadorizada que usou seus recursos de tratamento de imagens e impressão 3D para produzir um protótipo personalizado do trauma do paciente, em acrílico. O implante se encaixou perfeitamente a região correspondente à falta de massa óssea, conforme previsto, o que colaborou para que a cirurgia transcorresse com tranquilidade. “Em breve essa criança poderá, dentre outras atividades, volta a brincar e a jogar futebol, esporte que ele tanto gosta, mas que há quatro anos estava impedido de fazê-lo em função de risco de um trauma direto no cérebro”, constata Dr. Palhares.
Cirurgia Craniofacial no HCFMB

Inaugurado em 2011, o Serviço de Cirurgia Craniofacial do HCFMB tornou-se um dos poucos centros do país em condições de realizar procedimentos de alta complexidade na correção desse tipo de anomalia. A unidade dispõe da estrutura necessária para a realização dos procedimentos, que incluirão, entre outras, intervenções intracranianas. Os pacientes poderão ser encaminhados por outros centros ou até mesmo pela rede básica de saúde.

A cirurgia craniofacial é uma área de atuação da Cirurgia Plástica e atende a portadores de deformidades congênitas e traumas do crânio e da face. Através dela, deformidades severas do crânio e da face, que no passado recebiam tratamento insuficientes ou eram corrigidas com grande dificuldade, são hoje melhor reconstruídas utilizando novas técnicas cirúrgicas. Essas técnicas podem contribuir também na retirada de tumores.

Protótipo do cérebro feito em plástico especial
Protótipo do cérebro feito em plástico especial

Protótipo é feito com plástico especial peek

Dr. Aristides Augusto Palhares Neto

(Da 4 Toques – Assessoria de Comunicação e Imprensa)

Notícias relacionadas