Notícias da Estância Turística de Avaré

Avaré_Copa Internacional de FutebolAvaré_Dalila Novaes RamiresAvaré_acessibilidade a idososAvaré_disk saude1Avaré_disk saude2Avaré_tapa-buracos

(Da Secretaria de Comunicação) Confira aqui as notícias da semana: Cidade sediará Copa Internacional de Futebol, DISK SAÚDE vai priorizar atendimentos, Idosos e deficientes terão cartões magnéticos para ônibus circulares, Casa de Artes homenageará Dalila Novaes Ramires, Educação: metas prevêm reformas para melhorias no IDEB, Projeto Guri abre inscrições para novas turmas, UNA abre inscrições para cursos gratuitos e Operação Tapa Buracos recupera a Avenida Mário Covas 

  

 

Cidade sediará Copa Internacional de Futebol

Avaré_Copa Internacional de Futebol

Mais de 40 cidades devem participar da iniciativa, que começará no próximo dia 28 – Terá início, na Estância Turística de Avaré, a partir do próximo dia 28, o primeiro grande evento promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer, pois na data, a cidade presenciará a abertura da 1ª Copa Internacional de Futebol. Conforme informações da organização, mais de 1.200 atletas são aguardados durante o evento.

Serão sete dias de movimentações em alguns dos principais campos existentes na estância. Já confirmaram presença na Copa aproximadamente 40 cidades, com destaque para as equipes de Campo Grande (MS), Camaçari (BA), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Tangará da Serra (MT), além das paulistas Santo André, Piracicaba, São Carlos e São José do Rio Preto, dentre outras localidades. O destaque, no entanto, fica com a participação da equipe da Federação Paraguaia de Escolas de Futebol, sediada na cidade de Assuncion. Os atletas serão alojados em escolas municipais durante todos os dias da iniciativa.

O torneio contará com a participação de atletas das categorias Sub 17 (96), Sub 16 (97), Sub 15 (98) – Sub 14 (99) – Sub 13 (00) – Sub 12 (01).

Serão premiados os três melhores colocados de cada categoria, com troféu e medalha; já o quarto colocado receberá medalha. Serão premiados também o artilheiro e defesa menos vazada de cada categoria e ainda delegação com maior número de categorias e equipe mais distante a participar. Poderão participar escolas de futebol, entidades filantrópicas ou assistenciais, times de empresas ou escolas (municipais, estaduais e particulares), prefeituras municipais, clubes profissionais e amadores do Brasil e do exterior.

Realizada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Estância Turística de Avaré, a 1ª Copa Internacional de Futebol se utilizará dos campos conhecidos como Paineiras, Municipal, São Pedro, Fluminense, Vila Jardim, e América, que deverão passar por melhorias já nas próximas semanas, como capina, reparos nos gramados e nas demais dependências existentes em cada espaço.

A movimentação será sentida, na cidade, de 28 de janeiro a 03 de fevereiro. Mais detalhes pelo telefone (14)3732-0756 (Esportes), durante horário comercial.

DISK SAÚDE vai priorizar atendimentos

Avaré_disk saude2

Secretaria recebe, em média, mil ligações diárias – Prioridade do novo governo municipal, a área da Saúde da Estância Turística de Avaré, ainda em fase de transição, já triplicou o número de atendentes do DISK SAÚDE, de dois para seis.

Nos próximos dias serão admitidas mais quatro funcionárias, a fim de garantir que a população possa ficar melhor informada dos serviços do setor, apresentar queixas ou conseguir marcar consultas médicas.

A ideia é disponibilizar no ramal do DISK SAÚDE linhas específicas para agendamento de consultas, enquanto que nas outras sejam ouvidas queixas ou fornecidas informações do interesse do público.

CEREST – Outra providência adotada pelos novos dirigentes da Secretaria Municipal da Saúde é a contratação de profissionais para o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest). Para garantir o quadro mínimo exigido, em breve o setor contará com os serviços de um médico do trabalho, uma enfermeira do trabalho, uma fonoaudióloga e um psicólogo. 

Idosos e deficientes terão cartões magnéticos para ônibus circulares

Avaré_acessibilidade a idososEm reunião, queixas de usuários foram apresentadas à concessionária do transporte urbano – No último dia 10, representantes da empresa Rápido Campinas Ltda., concessionária do transporte urbano do município, e das Secretarias de Planejamento e Transportes e dos Direitos das Pessoas com Deficiências se encontraram para debater queixas formuladas pelos usuários do setor. Os principais problemas envolviam as pessoas idosas e portadoras de deficiências favorecidas com passes da empresa. A reunião aconteceu nas dependências do Centro Administrativo.

A principal reclamação dos usuários é quanto à demora na liberação da carteira de gratuidade. A representação da Rápido Campinas garantiu que atenderá a reivindicação nos próximos dias. A concessionária vai trocar os passes de papel por cartões magnéticos, a fim de facilitar o uso dos ônibus urbanos por idosos e deficientes.

Também ficou acordado que o atendimento à categoria acontecerá, já no próximo mês, nas dependências do Terminal Rodoviário Intermunicipal. O serviço para entrega dos cartões magnéticos de gratuidade será feito pela própria concessionária.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS – A Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência solicitou melhorias para a categoria, mas assumiu a responsabilidade pelo encaminhamento dos documentos necessários à liberação para a Rápido Campinas.
Mais informações sobre o setor podem ser fornecidas no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) pelo telefone 3711-2557 ou na Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência (3732-8844).

 

Casa de Artes promove 4º Chá dos Artistas

Avaré_Dalila Novaes Ramires

Nesta edição, a homenageada será a educadora aposentada Dalila Novaes Ramires – A Secretaria da Cultura da Estância Turística de Avaré, através da direção da Casa de Artes e Artesanato, promove, no próximo dia 18, sexta-feira, a partir das 16 horas, mais um Chá dos Artistas. Em sua quarta edição, o evento nomeará Dalila Novaes Ramires. O evento foi idealizado para homenagear os conhecidos artistas plásticos da cidade, com especial ênfase aos que se dedicam à Pintura. No caso da laureada na citada data, a organização da atividade resolveu abrir uma exceção, uma vez que ela, apesar de bordadeira, também se dedica às Artes Plásticas.

Dalila Novaes é professora de Geografia aposentada, é também conhecida por atuar na composição/idealização da Associação dos Professores Aposentados de Avaré, a ASPA, instituição que auxilia entidades com a promoção de cursos de artes manuais e artesanato, além de agregar professores aposentados na prestação de serviços comunitários na cidade. O nome da educadora foi sugerido diretamente pelas diretoras da Casa de Artes e Artesanato devido aos quadros feitos com bordados em vários estilos.

O Chá dos Artistas acontece nas dependências da Casa de Artes e Artesanato de Avaré, localizada à rua Rio Grande do Sul, 1793, a partir das 16horas do próximo dia 16, sexta-feira. O acesso a todos os interessados é irrestrito e gratuito. 

Educação: metas prevêm reformas para melhorias no IDEB

A Secretaria de Educação prevê, para este ano, várias mudanças em seus procedimentos – Durante a última semana, a Secretaria de Educação da Estância Turística de Avaré divulgou suas metas para o quadriênio 2013/16.

Dentre os aspectos revelados, a direção do departamento incluiu, dentre outras mudanças, reorganização interna por meio de melhorias no Almoxarifado e também com a implantação de uma garagem, com oficina, para a frota. A principal meta, no entanto, é dar continuidade ao avanço nas notas conquistadas, nos anos anteriores, no IDEB.

Conforme as informações repassadas aos departamentos de Imprensa da cidade, a repartição, as ações para melhoria nos Índices de Desenvolvimento da Educação no Brasil (IDEB) serão alcançadas por meio da adesão ao  PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -, que tem, por objetivo principal, alfabetizar todas as crianças até os oito anos, ou seja, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental. As ações serão apoiadas na Formação Continuada dos educadores, além de se valerem de materiais didáticos e pedagógicos de qualidade, avaliações constantes do grau de Ensino, gestão, controle social e mobilização e reforço escolar para todas as unidades com Ensino Fundamental.

Os investimentos necessários para a alteração serão administrados em parceria com os conselhos Municipal de Educação, o de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB e o de Alimentação Escolar.

Um dos fatores que se destaca nas ações previstas, além do mais, são as medidas pensadas para a valorização dos profissionais da Educação e investimento na infraestrutura das unidades escolares, com acompanhamento da alimentação e do transporte escolar, a garantia de acesso e permanência de pessoas com necessidades especiais, assim como a consolidação do Plano Municipal de Educação. 

NOVAS UNIDADES ESCOLAS EM 2013 – Ainda no plano de metas, a Educação prevê a implantação de política de inclusão de todas as crianças, de 0 a 17 anos, possibilitando o fim do déficit de vagas em creches observado hoje em dia.

Para isso, terão continuidade as ampliações das unidades dos Centros de Educação Infantil e construídas unidades do programa Pró-Infância, com a instalação de creche, do tipo B, para atender 224 crianças, e do tipo C, para 112 menores. Também será percebida a perpetuação do convênio firmado com o Estado para a construção, no Residencial São Rogério, de uma creche escolar.

Também devem ser identificadas e, sequencialmente, incentivadas pessoas ainda não alfabetizadas ou que não concluíram o Ensino Fundamental a terminarem seus estudos. A

pesquisa será feita junto às indústrias, escolas e vigilância sanitária, em parceria com o projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Projeto Guri abre inscrições para novas turmas

A unidade avareense oferece mais de 10 cursos de Iniciação Musical Erudita – Serão abertas, no próximo dia 28, as inscrições para as disciplinas existentes na unidade do Projeto Guri de Avaré. Instalada na cidade desde 2006, a iniciativa já deu acesso, a dezenas de jovens, aos ensinamentos da Música Erudita em várias áreas.

São oferecidos curso de Violino, Viola Clássica, Violoncelo, Contra Baixo, Flauta Transversal, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trombone, Tuba, Eufonio e Percussão, além de Canto Coral Juvenil e Infantil para crianças e adolescentes. As vagas são para candidatos de 06 a 18 anos; além da idade limite, os interessados terão que comprovar regularidade escolar para ingressarem no projeto. As aulas acontecem às terças e quintas, das 08 às 11 horas e das 13h30 às horas. O prazo para matrícula será encerrado no próximo dia 07 de março.

A iniciativa é uma parceria entre os governos do Estado e da Estância Turística de Avaré. Considerado o maior programa sociocultural brasileiro, o Projeto Guri existe, desde 1995, sob coordenação da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), em parceria com o Governo do Estado e Municípios, que promove a Educação Musical e a prática coletiva de Música. Mais informações diretamente na sede do projeto, localizada na avenida Santos Dumont, 1923, no bairro Brabância, ou pelo telefone (14) 3733-5420. O site do projeto é o www.projetoguri.org.br

UNA abre inscrições para cursos gratuitos

Os interessados podem escolher entre 10 atividades desenvolvidas pela entidade assistencial – A União Negra Avareense (UNA) está com inscrições abertas para matrículas aos projetos sociais desenvolvidos pelo grupo.

Conforme detalhes repassados à reportagem, as disciplinas, gratuitas, são direcionadas a todas as classes socioeconômicas interessadas e se destacam pela variedade oferecida.

Para as pessoas que desejam participar de aulas de capoeira, os ensinamentos serão repassados às segundas e quartas, a partir das 19h30, e às terças e quintas, sempre às 20 horas. O calendário também é composto pelas seguintes artes marciais:
Aulas de Judô – Segundas, 19 horas, Terças, às 18h30, Quartas, às 19 horas, e Quintas, às 18h30; Karatê – Segundas, às 17 horas, Quartas, às 17h30, e Sextas, às 18 horas; Jiu-Jitsu – Terças, às 20 horas, e Sextas, às 19 horas.

Na parte artística, a entidade oferece aulas de danças Afro (Terças, às 19 horas, e Sábados, às 10 horas), do Ventre (Sextas, às 18 horas) e de Salão (Quintas, às 19 horas). Já aos sábados, a UNA oferece aulas de Inglês, às 13 horas, e de Percussão e de Teatro, a partir das 14 horas.

A sede da União Negra Avareense fica na rua Júlio Belucci, 401, no bairro Brabância. Mais informações pelos telefones 3733-6734 ou 9790-0721, durante horário comercial.

Operação Tapa Buracos recupera a Avenida Mário Covas

Avaré_tapa-buracos

Medida será estendida para outras importantes vias – Na última semana, a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços deu início à Operação Tapa Buracos, cujo objetivo é recuperar o revestimento asfáltico das vias locais. A medida começou a ser aplicada na Avenida Mário Covas, acesso muito usado por interligar a cidade ao aeroporto e à SP-245. O leito da avenida estava cheio de buracos e causava danos aos veículos.

Nas próximas semanas a operação terá continuidade na avenida de acesso aos bairros Duílio Gambini, Jardim Presidencial e Residencial Santa Mônica, bem como à Estrada da Escaramuça (acesso ao Avaré Golf Country).

DIAGNÓSTICO – Durante a última semana, a nova administração da Estância Turística de Avaré disponibilizou servidores para mapearem os problemas mais evidentes em ruas e avenidas da cidade.

Há necessidade de roçada/capina em muitas áreas urbanas e na recuperação de vias esburacadas. A idéia é fazer um dossiê detalhado, passando por todas as áreas da cidade, e reparar, aos poucos, os problemas com obras pontuais.

Notícias relacionadas