Oportunidade: Cursinho Desafio abre inscrições para processo seletivo para extensivo 2010

Têm início dia 1º de dezembro as inscrições para o processo seletivo voltado ao curso extensivo pré-vestibular do “Cursinho Desafio”, projeto de extensão mantido por alunos da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Os interessados poderão fazer a matrícula, de forma gratuita, apenas pelo site do cursinho (www.cursinhodesafio.fmb.unesp.br) até o dia 29 de janeiro.

 

Ao todo serão disponibilizadas 140 vagas para pessoas de baixa renda e que não tenham condições de arcar com um curso pré-vestibular. A seleção começa em 7 de fevereiro, a partir das 14 horas, na Unifac, com a aplicação da prova de conhecimentos gerais. No dia 21 haverá avaliação sócio-econômica do candidato. As aulas terão início em março, na Escola Angelino de Oliveira, em Botucatu.

A novidade este ano é a criação de um formulário que o candidato terá que preencher no ato da inscrição. O documento servirá para que a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) faça um perfil de quem se candidata, ingressa e é aprovado no vestibular, conforme explica Marcos Marton Filho, coordenador do Cursinho Desafio. “Existe esta vontade da Proex de traçar o perfil deste aluno. Os cursinhos que a Unesp mantém têm como objetivo claro de proporcionar o acesso da população carente ao ensino universitário”, declarou.

No entanto, conforme Marton, a aplicação do questionário, pioneiro na universidade- desenvolvido pelo Serviço Técnico de Informática (STI) e Núcleo de Ensino à Distância e Tecnologias de Informação à Saúde da FMB (Nead.TIS)-, não terá caráter classificatório e não deve substituir a avaliação sócio-econômica.

Criado no ano 2000, o Cursinho Desafio é um dos projetos de extensão mantidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp que têm obtido êxito em sua proposta. Este ano foi ampliado o número de vagas, sendo 140 no sistema extensivo e 60 no semi-extensivo. Além disso, é referência em aprovação com seus alunos ingressando em faculdades e universidades públicas como USP, Unicamp, Fatec e a própria Unesp.

O Cursinho Desafio também oferece espaço próprio com biblioteca e computadores para uso didático com acesso à Internet. Todas as salas usadas pelo projeto contam com projetores multimídias e os alunos têm, além de monitorias nas mais diversas disciplinas, simulados mensais. Não há cobrança de mensalidades e também são realizadas, no decorrer do ano, viagens e visitas culturais.

 

Notícias relacionadas